Com os dias ensolarados do Verão iniciando por volta das 5h e se estendendo até depois das 18h, a Prefeitura de Salvador tem registrado menor consumo de energia e, consequentemente, economia nas contas públicas de iluminação. Durante a alta estação, de 21 de dezembro a 20 de março, o sistema é ajustado para acompanhar o maior tempo de luz natural. Um exemplo prático é a Avenida Oceânica, que em dezembro registrou redução de R$3,5 mil nos gastos com energia.
O acionamento dos postes passa a ocorrer às 17h45 e o desligamento às 5h30, garantindo eficiência sem desperdício. De acordo com a Diretoria de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Dsip/Semop), a medida é aplicada em avenidas estratégicas onde há grande fluxo de veículos e pedestres. Além da alteração no horário de acionamento e desligamento dos equipamentos de iluminação, a Dsip também conta com um sistema de telegestão e dimerização.
Nas avenidas equipadas com telegestão, que é o sistema de monitoramento e a manutenção da rede por meio de dispositivos eletrônicos e móveis, como tablets e smartphones, a potência da luz é ajustada automaticamente para reduzir o consumo sem comprometer a qualidade da iluminação, proporcionando uma economia de energia superior a 45%. Esse processo de dimerização sempre respeita a classificação da via conforme as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Tecnologia e sustentabilidade – A dimerização já trouxe reduções significativas no consumo de energia em várias vias. Entre elas estão as avenidas Professor Magalhães Neto (15%), Luís Eduardo Magalhães (39%), Mãe Stella de Oxóssi (39%), Otávio Mangabeira (39%) e Suburbana (15%). Para o diretor de Iluminação de Salvador, Ângelo Magalhães, o controle do uso da energia na capital baiana atende o conceito de eficiência energética, que preconiza “fazer mais com menos”.
“Ajustar a iluminação pública ao ciclo natural do dia é uma estratégia que alia tecnologia e sustentabilidade. Com o uso de telegestão e dimerização, garantimos o embelezamento da cidade e o bem-estar da população, ao mesmo tempo em que reduzimos custos e otimizamos recursos públicos”, explica.
Na demais estações do ano, a iluminação pública de Salvador segue o horário padrão, com ligamento às 17h15 e desligamento às 6h. “Trabalhamos para manter o mesmo índice de luminosidade, consumindo menos energia, reduzindo gastos e gerando menos impactos ambientais”, conclui o gestor.
LED em toda cidade – Salvador é a primeira capital do Brasil a implantar iluminação em LED em toda a cidade com recursos públicos, o que também traz economia significativa, já que as luzes brancas possuem maior potencial de claridade e geram menor consumo. Programas como o “Iluminando Nosso Bairro”, “Clareou, é Gol” e “Meu Ponto Iluminado” são algumas das ações da gestão municipal que ajudaram a capital baiana a conquistar esse título e se tornar uma referência no país.
Fotos: Jefferson Peixoto e Lucas Moura/Secom PMS