Seleção Brasileira, Fortaleza, Vitória, Estrela de Março e Palmeiras já estão classificados para a próxima fase; Atlético-MG, Vasco, Athletico-PR e Botafogo vão precisar conquistar a vaga na última rodada neste sábado, 06
A bola vai rolar para a última rodada da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15 de 2024 pegando fogo neste sábado, 06, nos oito estádios da fase nacional. Após a quarta e penúltima rodada na sexta-feira, 05, das 16 vagas em disputa, cinco já estão confirmadas e outras forças do futebol nacional vão entrar em campo precisando comprovar o favoritismo ou reverter o cenário difícil em que se encontram, como o Bahia.
O tricolor baiano está em 3º lugar no grupo H após perder para o já classificado Palmeiras, de São Paulo na tarde desta sexta-feira. Com quatro pontos, ele joga no Centro de Treinamento do Bahia, em Dias D’Ávila, às 15h30 contra o Santa Rita de Cássia, que tem seis pontos, precisando ganhar para se classificar em segundo lugar. Em caso de empate, dá adeus à competição dando lugar ao time advindo da fase da regional.
Baianos em destaque – O Santa Rita de Cássia não é a única equipe com grandes chances de classificação às oitavas que disputou as zonais regionais do tradicional torneio de base organizado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). No grupo C, o Goiás e o Barra jogam às 15h30 no Estádio Municipal de Lauro de Freitas buscando o segundo lugar do grupo do já classificado Fortaleza, do Ceará. O empate garante o Goiás.
Dentre os baianos, o Estrela de Março já está classificado em primeiro lugar no grupo F e o Galícia pode ficar com a segunda vaga. O time granadino sub-15 torce para o ABC, do Rio Grande do Norte, não vencer o Aurelino Leal na Arena Parque Santiago às 9h.
Disputas em jogo – Advindos das zonais, o Itabuna pode se classificar no grupo D e o Conquista no grupo E. O time do litoral sul depende apenas de si para ganhar da Seleção Sergipana e se classificar. Na partida marcada para as 9h no campo do Wet’n Wild, o empate com gols pode classificar ambas as equipes e eliminar a Jacuipense, que lidera atualmente o grupo e folga na rodada.
O Conquista tem vida mais difícil no confronto direto contra o Botafogo-RJ às 14h no Centro e Treinamento do Vitória. No grupo, o Vitória já está classificado em primeiro lugar, o Bolívia 2022 tem poucas chances de classificação, precisando ganhar e reverter nove gols de saldo; e o empate classifica o time carioca.
Quatro times têm chances de classificação no embolado grupo G, no Estádio Municipal de Cachoeira. Com sete pontos e dois gols de saldo, o time da casa Seleção de Cachoeira folga na rodada. Enquanto isso, o Treze, da Paraíba, com quatro pontos e cinco gols de saldo, enfrenta o Brumado, com quatro pontos e dois gols de saldo; e o Comercial, do Maranhão, com sete pontos e dois de saldo, duela contra o lanterna Riachão do Jacuípe, que está sem pontos e chances de se classificar.
Cenário nacional – Dentre os demais classificados está o Palmeiras no grupo H e a Seleção Brasileira no grupo A. No entanto, o Atlético-MG, também do grupo A, ainda não está totalmente garantido nas oitavas. Ele precisa de apenas um empate no seu jogo ou até perder, mas sem ver a diferença de 10 gols ser superada pela equipe indígena do Gavião Kyikatejê. Eles jogam respectivamente contra o Santanópolis, às 10h30, e o Eunapólis, às 9h, no Estádio de Pituaçu.
Já o Athletico Paranaense e o Vasco vão precisar entrar em campo na última rodada para confirmar o favoritismo. Ambos os times, com sete pontos, podem ser ultrapassados pelo Ruy Barbosa, que tem seis pontos e joga contra o time paranaense às 15h30 no Centro de Treinamento de Praia do Forte, em Mata de São João. O time carioca entra em campo logo antes, às 14h, enfrentando o Guanambi já eliminado e lanterna do grupo.
A Copa 2 de Julho é organizada pela Sudesb com apoio do Ministério do Esporte, da Federação Bahiana de Futebol (FBF) e da Federação Baiana de Desportos de Participação (FBDP). Confira os resultados da quarta rodada e os próximos jogos abaixo, com a tabela completa disponível no blog https://copa2dejulhodefutebol.blogspot.com/:
Resultados da quarta rodada (05/07):
Grupo A – Estádio de Pituaçu:
Eunápolis 2 x 1 Santanópolis
Seleção Brasileira 2 x 0 Atlético-MG
Grupo B – CT de Mata de São João:
Guanambi 0 x 3 Ruy Barbosa
Seleção de Mata de São João 0 x 10 Atlhetico-PR
Grupo C – Estádio Municipal de Lauro de Freitas:
Barra 3 x 1 Canarana
Botafogo-BA 1 x 6 Fortaleza-CE
Grupo D – Wet’n Wild:
Itabuna 3 x 0 Paulo Afonso
Jacuipense 1 x 1 Seleção Sergipana
Grupo E – CT do Vitória:
Sento Sé 2 x 3 Conquista
Vitória 3 x 1 Bolívia 2022-BOL
Grupo F – Arena Parque Santiago:
Castro Alves 0 x 4 Aurelino Leal
Galícia 0 x 4 Estrela de Março
Grupo G – Estádio Municipal de Cachoeira:
Riachão do Jacuípe 0 x 3 Brumado
Seleção de Cachoeira 0 x 1 Comercial-MA
Grupo H – CT do Bahia:
14h Santa Rita de Cássia x Capim Grosso
Bahia 1 x 3 Palmeiras-SP
Jogos da quinta rodada (06/07):
Grupo A – Estádio de Pituaçu:
9h Gavião Kyikatejê x Eunápolis
10h30 Atlético-MG x Santanópolis
Grupo B – CT de Mata de São João:
14h Vasco-RJ x Guanambi
15h30 Atlhetico-PR x Ruy Barbosa
Grupo C – Estádio Municipal de Lauro de Freitas:
14h Goiás x Barra
15h30 Fortaleza-CE x Canarana
Grupo D – Wet’n Wild:
9h Seleção Sergipana x Itabuna
10h30 Brausa-EUA x Paulo Afonso
Grupo E – CT do Vitória:
14h Botafogo-RJ x Conquista
15h30 Bolívia 2022-BOL x Sento Sé
Grupo F – Arena Parque Santiago:
9h ABC-RN x Aurelino Leal
10h30 Estrela de Março x Castro Alves
Grupo G – Estádio Municipal de Cachoeira:
14h Treze-PB x Brumado
15h30 Comercial-MA x Riachão do Jacuípe
Grupo H – CT do Bahia:
14h Redenção x Capim Grosso
15h30 Bahia x Santa Rita de Cássia