Além das praias, incluídas no circuíto Barra/Ondina, as áreas de Itapuã e Abaeté também são atendidas
Para quem preferir curtir as praias de Salvador durante o carnaval, o Grupamento Marítimo (Gmar) do Corpo de Bombeiros Militar dispõe ininterruptamente de 18 guarda-vidas, três mergulhadores e quatro coordenadores, para cobrir as praias incluídas no circuito Barra/Ondina, além das áreas de Itapuã e do Abaeté.
A comandante do Gmar, major Ana Fausta Assis de Araújo, avisa que as praias estão devidamente sinalizadas, para que o banhista saiba onde deve ou não entrar. “É uma maneira a mais para evitar afogamentos”, disse, ao lembrar que a praia com bandeira vermelha é sinal de perigo.
“Respeitar as sinalizações, evitar entrar no mar, após ingerir bebidas alcoólicas, e, em caso de banhos noturnos, verificar com os guarda-vidas se é possível”, recomendou, observando que o grupamento dispõe de diversos equipamentos para garantir a segurança de quem for à praia, como jet skys, pranchas, quadriciclos e todo material já utilizado rotineiramente pela unidade.
Fausta lembrou ainda que os bombeiros estão distribuindo pulseiras de identificação para crianças e pessoas com transtornos mentais. “Elas são reutilizáveis, resistentes à água, não agridem o meio ambiente e foram também pensadas para ajudar na localização de pessoas perdidas”, explicou.
Para a banhista, Gleice de Jesus, 25 anos, que estava curtindo a praia de Ondina, o posto montado pelos guarda-vidas traz segurança para o banho. “A gente fica mais tranquilo com a presença deles, ainda mais que estamos com criança, sempre respeitando os limites do mar”, contou.
O major Rodrigo Monteiro, de plantão no posto de Ondina neste domingo (3) de Carnaval, disse que desde as sete da manhã já foram realizadas cinco prevenções a banhista e uma ocorrência de Primeiros Socorros (APH). “As pessoas estavam saindo dos camarotes com teor alcoólico bastante elevados e gerando risco ao entrar ao mar”, relatou.