Colégio Ana Tereza realizou gravação de um vídeo institucional para divulgação do projeto de iniciação científica das crianças e adolescentes
Com o objetivo de ampliar a visão de crianças e adolescentes sobre um futuro sustentável, mostrando pra eles a importância das árvores e plantas na manutenção da biodiversidade, um grupo de estudantes do Colégio Ana Tereza, localizado no bairro de São Marcos, realizou mais uma visita nesta terça-feira (30), no Jardim Botânico de Salvador, para gravação de um vídeo institucional sobre um projeto de iniciação científica na unidade escolar.
Durante o trajeto, os alunos puderam conhecer de perto espécies nativas da Mata Atlântica. A visita guiada também permitiu que os estudantes pudessem explorar as estruturas do Jardim Botânico, cuja função é promover a pesquisa, a conservação, preservação, educação ambiental e difundir o valor multicultural das plantas e sua utilização sustentável.
Com várias dúvidas e curiosidades ao longo do caminho, os alunos se encantaram como a emblemática árvore “Sumaúma”, conhecida pela sua grandiosidade e beleza. Conhecida como a “árvore da vida” ou “escada do céu”, os indígenas a consideram “a mãe” de todas as árvores. A Samaúma também possui propriedades medicinais. A espécie pode viver mais de 800 anos e chegar a até 70 metros de altura.
“O objetivo da visitação nos dois turnos é para gravar nosso vídeo institucional com a temática ‘Janela para o Futuro’, parte do projeto de iniciação científica desenvolvido pelos alunos. Além disso, nossos aprendizes vão falar aqui sobre o objeto de pesquisa deles para a comunidade onde estamos inseridos. Essa dinâmica faz parte de uma das etapas do projeto”, explica Márcio Pinho, coordenadora da escola.
O intuito da iniciativa é incentivar a formação da educação ambiental entre o público escolar infantil. “É uma forma de trabalhar de forma leve e lúdica a educação ambiental entre as crianças. Quando tratamos o tema com o público infantil, estamos investindo para que as futuras gerações sejam ainda mais conscientes com a importância da preservação do meio ambiente”, destacou Marcelle Moraes, secretária de Sustentabilidade e Resiliência, pasta responsável pela gestão do Jardim Botânico de Salvador.
A visitação no Jardim Botânico de Salvador é aberta ao público das 08h às 16h30, de segunda a sexta-feira.