Após sorteio realizado pela Conmebol na última quinta-feira (19), a Seleção Brasileira Feminina conheceu o seu grupo da primeira fase da Copa América, que acontece no Equador, entre os dias 12 de julho e 2 de agosto de 2025. Como cabeça de chave do Grupo B por ser o atual campeão, o Brasil enfrentará Colômbia, Paraguai, Venezuela e Bolívia. Já no Grupo A, estarão Equador, Argentina, Chile, Uruguai e Peru.
As cinco Seleções de cada grupo se enfrentarão em turno único na primeira fase, em sistema de pontos corridos. Avançam para as semifinais os dois primeiros colocados: o líder do Grupo A encara o vice do Grupo B, enquanto o líder do Grupo B enfrenta o vice-líder do Grupo A.
Vale lembrar que, a partir do próximo ano, a Copa América não dará mais vaga classificatória para a Copa do Mundo Feminina, e sim para os Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028, tendo em vista que a Conmebol aprovou a criação das Eliminatórias Sul-Americanas para o Mundial. Por ser sede da Copa do Mundo, o Brasil já está classificado para o torneio e não participará das Eliminatórias.
As seleções que terminarem em terceiro, quarto e quinto lugar na Copa América garantirão vaga nos Jogos Pan-Americanos de 2027, em Lima, no Peru. Para definir essas posições, as duas equipes terceiras colocadas nos grupos se enfrentarão pela quinta colocação, enquanto as duas seleções eliminadas nas semifinais disputarão o terceiro e quarto lugares.
O Brasil é o maior campeão disparado do torneio, tendo conquistado nove dos dez títulos disputados: 1991, 1995, 1998, 2003, 2010, 2014, 2018 e 2022. No título mais recente, a Amarelinha derrotou na final a Colômbia, então donas da casa e adversárias da primeira fase.
Bahia Notícias