Considerada uma conquista para a saúde pública, por facilitar a aquisição de remédios a custo baixo para a população, a Lei dos Medicamentos Genéricos completa seu 23º aniversário, nesta sexta-feira, dia 20. Para marcar a data, a Drogaria São Paulo vai promover uma ação inédita, oferecendo para os clientes desconto de 23% adicionais nas compras de remédios genéricos realizados nos canais on-line das marcas de 20 a 22 de maio.
Com eficácia garantida por meio de testes certificados pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, os genéricos, além de seguros, ainda são 35% mais baratos que os medicamentos originais, ou seja, de referência, proporcionando às pessoas produtos de qualidade e mais economia para o bolso. De acordo com a farmacêutica Ananda Franklin, do Grupo DPSP, o fato de o medicamento genérico apresentar valor mais acessível que o de marca, contribui para a adesão ao tratamento e manutenção da saúde. “O preço do remédio é determinante, sobretudo quando se trata de medicamentos de uso contínuo”, explica.
Na hora de comprar remédios, muitos consumidores ficam com dúvidas. De acordo com a especialista, os medicamentos de referência são aqueles conhecidos por terem o nome comercial mais popular. Já os genéricos são os que apresentam a mesma composição e os princípios ativos, mas não têm marca. “Todos os medicamentos genéricos passam, obrigatoriamente, por testes que asseguram a intercambialidade com os de referência”, garante Ananda.
Você sabia?
Na embalagem dos genéricos, a tarja amarela contendo a letra “G” e a inscrição “Medicamento Genérico” significa que esse tipo de remédio não tem marca e o que deve ser analisado é o seu princípio ativo. O Ministério da Saúde exige testes de bioequivalência para comprovar que o medicamento tem rigorosamente as mesmas características e efeitos sobre o organismo do paciente que o remédio de referência.