O Grupo Fleury, detentor da soteropolitana Diagnoson a+, apresenta o “Cuidar Digital”, plataforma de telemedicina que possibilita consultas online entre médicos e pacientes de todo País. Diante da recomendação de distanciamento social para diminuir a transmissão da COVID-19, o “Cuidar Digital” nasce com o objetivo de conectar médicos e pacientes, possibilitando atendimento em uma plataforma segura com todas as facilidades de interação digital, como o prontuário eletrônico, que permite a continuidade nos cuidados com a saúde, sobretudo no contexto atual. Para usar a ferramenta, não há necessidade do médico ter qualquer vínculo com o Grupo Fleury ou compromisso de indicar os serviços de medicina diagnóstica da empresa. A plataforma está à disposição da comunidade médica gratuitamente neste momento.
“Percebemos a necessidade de colaborar para que médicos e pacientes retomem a assistência à saúde diante deste momento desafiador e, assim, criamos o “Cuidar Digital”, explica Carlos Marinelli, presidente do Grupo Fleury. “Além de restabelecer o cuidado inadiável para pacientes oncológicos, gestantes e cardiopatas, por exemplo, acreditamos que o contato entre médico e paciente neste momento é fundamental para o sistema de saúde, pois pode evitar idas desnecessárias em pronto-atendimento”, acrescenta o executivo.
Nesta primeira fase do projeto, o “Cuidar Digital” será gratuito para os profissionais da saúde. Para utilizar a plataforma é muito simples. O médico acessa o site do “Cuidar Digital” pelo link https://cuidardigital.
Para agendar os atendimentos, basta o médico inserir e-mail do paciente, data e horário da consulta na ferramenta. A plataforma automaticamente encaminha ao paciente um e-mail com um link exclusivo, válido apenas para a consulta online agendada. O link único não funciona antes da data e horário do agendamento e perde a validade após a consulta. Para retorno ou novas interações pela plataforma, é preciso repetir o processo de agendamento e gerar um novo link único, diferente do anterior. Esta precaução é necessária para garantir a segurança dos dados e da consulta. Não é necessário instalar aplicativos ou fazer qualquer alteração no dispositivo utilizado para a consulta online. A melhor experiência para o médico realizar a consulta ocorre utilizando desktop ou tablet. Para o paciente, o dispositivo é indiferente, podendo ser realizada por smartphone, inclusive.
Ao utilizar a plataforma, o médico tem à disposição várias funcionalidades. Uma delas é um prontuário eletrônico para anotar as informações do paciente, caso julgue necessário. Ainda, é possível trocar arquivos e mensagens na consulta, como em um chat. Também há a possibilidade de gravar vídeo e áudio das consultas e acessar o histórico de exames de diagnóstico do paciente realizados nas marcas do Grupo Fleury (Fleury Medicina e Saúde, a+ Medicina Diagnóstica, Weinmann, Serdil, Felippe Mattoso, Labs a+, Diagnoson a+ e Instituto de Radiologia de Natal), trocar arquivos e mensagens durante a consulta, como em um chat, entre outras. O Customer Success do “Cuidar Digital”, a pedido do médico, possibilita o envio dos dados do prontuário eletrônico e as gravações. Desta forma, o médico pode integrar as informações sobre as consultas realizadas à sua rotina de trabalho, quando voltar a atender em consultório.
O cadastro de médicos na plataforma, atendimento a dúvidas e suporte técnico funciona em horário comercial, de segunda a sexta. Já o agendamento das consultas pode ser feito 24 horas, de acordo com a conveniência do médico. O “Cuidar Digital” não intermedia a remuneração dos honorários da consulta. Assim, o pagamento é responsabilidade das partes envolvidas.
Para mais informações, acesse: https://cuidardigital.