A alimentação impacta diretamente na qualidade de vida, e estudos científicos comprovam que uma dieta balanceada, associada à prática regular de atividades físicas, reduz o risco de doenças cardiovasculares, diminui a indisposição e influencia na sensação de bem-estar. Especialistas ressaltam, porém, que os benefícios de bons hábitos nutricionais – com a ingestão de legumes, frutas, verduras, proteínas, vitaminas e minerais – são amplos, e podem gerar reflexos visíveis inclusive na pele. Se os alimentos que você ingere todos os dias impactam também em elasticidade, uniformidade, textura e oleosidade da pele, quais cuidados se tornam fundamentais para manter, além da longevidade, o skin care adequado?
Com pós-graduação em Medicina Estética, em Dietoterapia e Fitoterapia, a médica Fabíola Viterbo, da Clínica Osmilto Brandão – referência no segmento de dermatologia estética – elencou alguns componentes da dieta alimentar que podem ser aliados de uma pele saudável e bem cuidada. Segundo ela, ativos nutricionais podem contribuir para a hidratação, a prevenção ao fotoenvelhecimento celular, o combate ao estresse oxidativo – que provoca o envelhecimento precoce – e a firmeza da pele.
“O licopeno, por exemplo, é uma substância com elevada capacidade antioxidante. Ele pode ser encontrado em extrato de frutas vermelhas, como o tomate, a melancia. E é muito usado em pacientes que têm melasma, manchas escuras na face. Outro antioxidante poderoso é a luteína, que ajuda na proteção da pele contra danos dos raios solares. Quando consumimos alimentos ricos nesse antioxidante, estamos colaborando para o cuidado e a jovialidade da pele”, afirma Fabíola Viterbo. De acordo com a dermatologista, a luteína está presente em gema de ovo e em vegetais como o espinafre, a abobrinha e brócolis.
Além disso – aponta a médica – minerais e oligoelementos também são aliados da nutrição e dos cuidados com a pele. “Tem um mineral que é o Silício, um grande ‘amigo da pele’, que está envolvido no processo de formação do colágeno. Ele pode ser encontrado em cereais integrais. O Selênio também é um mineral que traz benefícios para a pele, assim como o Magnésio, a Vitamina C e o Betacaroteno, um pigmento natural que encontramos no mamão, na cenoura, na abóbora, e atua protegendo a pele dos raios solares”, observa Fabíola Viterbo, que ressalta o papel amplo de uma alimentação equilibrada para a saúde.
“É importante destacar que a alimentação torna todo o organismo saudável e, com a pele – nosso maior órgão – não é diferente. Não resta dúvidas que uma pessoa que se alimenta bem tem, ao longo da vida, uma qualidade de pele melhor, porque ela tem os aportes nutricionais adequados”, salienta a médica especialista em dermatologia.
“Inimigos da pele”
Se vegetais, minerais, frutas e legumes estão associados a uma alimentação balanceada e, portanto, a benefícios efetivos para a saúde, o excesso de fritura e bebidas alcoólicas – ao contrário – pode agravar problemas na pele e acelerar o “envelhecimento cutâneo”. De acordo com Fabíola Viterbo, uma dieta desequilibrada provoca danos à elasticidade, estrutura e tonicidade da pele, reduzindo a produção de colágeno e aumentando as marcas de expressão. Por isso – orienta a médica – o ideal é evitar bebidas açucaradas, guloseimas e farinha branca, dando preferência a alimentos ricos em fibras, grãos integrais e leguminosas.
“Existem os ‘inimigos da pele’, como o açúcar, que ajuda a deteriorar o colágeno e as fibras elásticas. O álcool também traz prejuízos, assim como as gorduras hidrogenadas, que trazem malefícios para a saúde em geral e para a pele”, observa a médica, que destaca ainda alguns “gatilhos” que podem agravar dermatites, acne ou doenças como a rosácea.
“Os lácteos estão implicados na piora da dermatite seborreica, por exemplo. Na rosácea, a gente associa muito a piora a consumo de bebidas alcoólicas, de comidas apimentadas, alimentos quentes. E o excesso de frituras, lácteos, podem piorar, por sua vez, a pele acneica”, adverte a especialista, que atua em tratamentos dermatológicos e medicina estética na Clínica Osmilto Brandão.
A dermatologista alerta ainda para a importância dos cuidados em hidratação e proteção solar, associados a hábitos alimentares e estilo de vida. Segundo ela, tratamentos para flacidez, sulcos, manchas e rugas podem envolver lasers, estimuladores de colágeno, técnicas de estruturação da superfície à profundidade; por isso, estar atento às substâncias, muitas delas naturais, que contribuem para a proteção e prevenção – orienta – pode fazer toda a diferença.