As autoridades do Havaí, nos Estados Unidos, alertam para que os turistas continuem longe da ilha nesta segunda-feira (7). O vulcão Kilauea entrou em erupção na última sexta-feira (4) — expelindo lava sobre áreas residenciais e forçando centenas de pessoas a sair de casa na região de Leilani Estates. As informações são da rede de notícias CNN.
Rachaduras surgiram em terrenos e estradas na chamada East Rift Zone — uma área de fissuras que fica a quilômetros de distância do cume do vulcão Kilauea. Cerca de 1700 moradores nas subdivisões havaianas de Leilani Estates e Lanipuna Gardens receberam ordens para desocupar a área.
Na sexta-feira, um tremor de magnitude 6.9 balançou os prédios no canto sudeste da ilha e abriu fendas com lava em uma região residencial.
Segundo a CNN, no domingo (6) pelo menos 10 fissuras abertas com lava e vapor haviam sido registradas em estradas e 26 casas foram destruídas. Não há feridos ou mortos pela atividade do vulcão até agora, de acordo com a agência de notícias Reuters.
O vulcão Kilauea tem estado em erupção quase continuamente por mais de três décadas. A lava que flui do vulcão, um dos cinco existentes no Havaí, já enterrou aproximadamente 125 km², de acordo com o Serviço Geológico dos EUA.
R7