Equipes da Secretaria da Segurança Pública, das Polícias Militar e Civil, do Ministério Público e da Prefeitura de Heliópolis traçaram na manhã deste sábado (19), estratégias para dar suporte aos alunos, professores e funcionários do Colégio Dom Pedro I, além de toda a comunidade daquele distrito. Na sexta-feira, três alunos foram mortos por um colega dentro de sala de aula, que depois tirou a própria vida.
O foco principal é o atendimento psicológico aos alunos, com apoio do Conselho Tutelar.
O titular da Delegacia Territorial (DT) de Heliópolis, delegado Thiago Alves Cunha, explicou que, na parte da investigação, além da arma utilizada, aparelhos eletrônicos foram apreendidos e passarão por perícias. “Ouvimos três testemunhas e trabalhamos, em parceria com o Departamento de Polícia Técnica (DPT), para esclarecer as circunstâncias do crime.
O promotor Alison Andrade, lotado na 3a Promotoria de Cícero Dantas, ressaltou que é prioridade cuidar da população da Serra dos Correias. “Esse caso mobilizou todo o estado e vamos trabalhar para acolher todos que sofreram diretamente e indiretamente”, completou.
O prefeito de Heliópolis, José Mendonça Dantas, por fim, garantiu assistência para todas as famílias, professores e funcionários do Colégio Dom Pedro I.
Jovens foram mortos dentro da sala de aula
Ataque
Os jovens foram atingidos por tiros, na tarde da sexta-feira (18), disparados por um colega, de 14 anos, que estava na sala acompanhando uma aula de Artes na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Dom Pedro I. Ele tirou um revólver da mochila e começou a atirar nos colegas. Testemunhas relataram à direção da escola que ele inicialmente não parecia ter um alvo específico, disparando na direção de todos.
Além da professora, nove alunos estavam na sala. “Estavam fazendo atividade e de repente ele sacou a arma da bolsa e começou a atirar para cima, aí começou todo o terror”, contou a diretora Jinelma Maria dos Santos.
Parte dos estudantes conseguiu escapar. Três foram baleados e morreram ainda no local. O atirador atirou contra si mesmo ainda na sala de aula e também morreu.