Presente em audiência pública convocada pela Ouvidoria da Defensoria Pública do Estado da Bahia, na quarta-feira (28), o vereador Hilton Coelho (PSOL) condenou a postura da Marinha do Brasil contra a comunidade quilombola Rio dos Macacos. Segundo o legislador, o território, localizado na região limítrofe entre Salvador e Simões Filho, na Região Metropolitana, foi invadido no final dos anos 50.
“O Quilombo Rio dos Macacos exige que cessem as agressões, ameaças, práticas de tortura e destruição do potencial econômico da comunidade. Violação a direitos sociais e expulsão de diversas famílias que habitavam o território há gerações ocorrem, mesmo com o reconhecimento pelo Poder Público do direito da comunidade ao território”, declarou Hilton.
Conforme o vereador, é preciso que o processo de titulação definitiva do território tradicional seja concluído. “O acesso às fontes de água e o uso compartilhado do Rio dos Macacos, barrado pela Marinha do Brasil, é um ataque inaceitável aos direitos humanos. Que o Estado assegure a conclusão do processo de titulação, além de resolução de questões que envolvem a garantia da infraestrutura e acesso a políticas públicas, o respeito à liberdade de ir e vir”, salientou.