A Arquidiocese de Salvador presta homenagens ao santo padroeiro da cidade, São Francisco Xavier, a partir desta terça-feira (30), até o dia 2 de dezembro. Pela primeira vez, será realizado um tríduo peregrino, com missas em diferentes igrejas, sempre a partir das 19h.
As celebrações serão no Saboeiro (Paróquia Ceia do Senhor e Santo André Apóstolo), Brasilgás (Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro) e Jardim Nova Esperança (Paróquia Nossa Senhora do Carmo).
No dia dedicado ao padroeiro de Salvador, 3 de dezembro, às 8h30, acontecerá uma procissão, que sairá da Igreja e Convento de São Francisco (Terreiro de Jesus) e seguirá para a Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, onde às 9h haverá a Santa Missa, com transmissão ao vivo pela internet.
Em seguida, uma carreata sairá da Catedral e seguirá até a Matriz da Paróquia Sant’Ana, no Rio Vermelho, encerrando as homenagens.
São Francisco Xavier foi nomeado padroeiro da cidade de Salvador no dia 10 de maio de 1686, através de um decreto Papal. O santo passou a ser reconhecido como o padroeiro das missões, após criar tarefas católicas em países como Índia e Japão, no século XVI.
G1