O horário de verão chega ao fim neste domingo (18). Para se adequar a mudança de horário, é preciso atrasar o relógio em uma hora.
A medida vale para dez Estados brasileiros e para o Distrito Federal, localizados nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Os Estados que vão ter que se adaptar com a mudança no relógio são: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo
O horário de verão é uma prática adotada em regiões do Brasil todos os anos desde 1985 com o objetivo de economizar energia nos horários responsáveis pelos picos de consumo no País.
Em 2017, houve uma discussão do governo fed+eral cogitando extinguir o horário de verão, sob a justificativa de que a mudança nos relógios não estava reduzindo os gastos de energia.
Levantamento do Ministério divulgado em julho passado apontou que a mudança nos hábitos de consumo e o avanço da tecnologia não têm resultado em mais economia de energia.
A manutenção do horário de verão vem sendo tratada por autoridades do setor mais como uma “questão cultural”. Em 25 de setembro do ano passado, o Ministério de Minas e Energia informou que não iria suspender.
O horário de verão começou em 15 de outubro de 2017 e termina em 18 de fevereiro de 2018, com 126 dias de duração