A horta comunitária do Imbuí será entregue à população neste sábado, às 9h, depois de ser totalmente reestruturada. Localizado em um terreno de 4.940 metros quadrados, na rua Rua João José Rescala, o espaço agora conta com 24 leiras com frutas, verduras, legumes e hortaliças cultivados sem agrotóxicos, além de um herbário (coleção de plantas secas com várias espécies, como salsa, coentro e manjericão).
A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Salvador – por meio da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis) e da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) – em parceria com moradores do bairro. O local ficará sob os cuidados da comunidade, que dividirá as tarefas de plantios, regas e colheitas. Os alimentos colhidos serão consumidos pelos próprios moradores da região e de áreas próximas, como o Bate Facho. O excedente será doado para instituições filantrópicas.
Salvador já possui três hortas urbanas, nos bairros da Pituba, Alto do Itaigara e Horto Florestal. Além disso, há três unidades em escolas, uma no Rio Sena, outra em Paripe e uma em Castelo Branco.