Como parte da campanha Novembro Azul, o Hospital Santa Izabel realiza durante este mês um mutirão de atendimento voltado à prevenção do câncer de próstata. Serão distribuídas 100 fichas nesta quinta-feira (8), para agendamento de consultas e exames.
“A recomendação é que homens a partir de 50 anos devem procurar um urologista para avaliação. Homens da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar os cuidados aos 45 anos”, ressaltou o coordenador do departamento de urologia da unidade, Humberto Ferraz.
Os interessados devem comparecer, a partir das 8h, ao Ambulatório Silva Lima, no Hospital Santa Izabel, com documento de identidade, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Todos os pacientes que pegarem a senha terão a garantia da realização do exame e a consulta marcada.
A coleta para realização do PSA – exame de sangue feito para auxiliar no diagnóstico de alterações na próstata – será realizada na próxima terça-feira (13), pela manhã. No dia 19, já com o resultado do exame, serão ofertadas as consultas.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estão estimados 68.220 novos casos de câncer de próstata em 2018 no Brasil. Este é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no país.