Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Afoxé Filhos de Gandhy recebe homenagem na Câmara Federal nesta terça-feira (14)

O Afoxé Filhos de Gandhy será homenageado nesta terça-feira (14), às 11h, na Câmara dos Deputados, em sessão solene pelos seus 75 anos. O evento será no Plenário Ulysses Guimarães e é uma iniciativa do deputado federal Jorge Solla (PT) e outros parlamentares.
O objetivo é destacar a história e importância de um dos maiores e mais tradicionais afoxés do Brasil. “Estamos muito felizes e honrados com essa homenagem que reconhece e valoriza a história dos Filhos de Gandhy. São mais de sete décadas de resistência e importância cultural e religiosa na Bahia e no Brasil. Agradecemos a todos que têm feito do afoxé um dos mais importantes e simbólicos da nossa cultura afro-brasileira”, disse o presidente dos Filhos de Gandhy, Gilsoney Oliveira.
História
Filhos de Gandhy foi fundado em 1949 por estivadores negros do Porto de Salvador. Se consagrou como o “tapete branco da paz” por reunir milhares de homens trajando fantasia de cores branca e azul, turbante, bracelete, sandálias e meias, um frasco de perfume de Alfazema e o seu famoso colar.
Inicialmente chamado ‘Comendo Coentro’, o grupo mudou de nome para homenagear o líder indiano Mahatma Gandhi, assassinado em 1948. Desde então, prega a cultura da paz, a resistência e tolerância religiosa. Em seu primeiro carnaval, os Filhos de Gandhy saíram às ruas com cerca de 30 homens. Atualmente, são quase 100 mil associados, dos quais 7 mil são foliões.
Além do Carnaval, os Filhos de Gandhy participam das principais festas do calendário religioso da Bahia, como a Lavagem do Bonfim, a Lavagem de Itapuã, a Festa de Iemanjá, a Festa de Santa Luzia, a Festa de Santa Bárbara, entre outras.
Fotos: Divulgação Afoxé Filhos de Gandhy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar