Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Arquidiocese de Salvador lançará, em coletiva de imprensa, Campanha da Fraternidade 2024

O Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, concederá entrevista durante coletiva de imprensa sobre o lançamento da Campanha da Fraternidade (CF) 2024. O evento acontecerá no dia 14 de fevereiro (Quarta-feira de Cinzas) e terá início, pontualmente, às 15h30, na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador (Praça Quinze de Novembro, s/n, Terreiro de Jesus). É importante destacar que, este ano, a CF – realizada em nível nacional – é inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti.

Na ocasião, o Cardeal apresentará o tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”, extraído do Evangelho de São Mateus, capítulo 23, versículo 8. Ao lado de Dom Sergio estarão o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador e referencial para a Ação Social Arquidiocesana (ASA), Dom Valter Magno de Carvalho; o presidente executivo da ASA, que é responsável pela Campanha da Fraternidade na Sé Primacial do Brasil, cônego José Carlos Santos Silva; e Joice Santana, que faz parte da coordenação colegiada da Cáritas Regional Nordeste 3.

Desenvolvida com mais intensidade no período quaresmal, a Campanha da Fraternidade deste ano chama atenção sobre a urgente necessidade para o amor que une todas as pessoas, independente das diferenças que as cercam, e interpela cada um “à comunhão e solidariedade, mostrando que a conversão passa pela experiência da humildade, da aceitação do outro e da alegria do encontro”, conforme afirma o Texto-base preparado pela Comissão Nacional da Campanha da Fraternidade.

Entre os objetivos específicos, a Campanha da Fraternidade 2024 visa ANALISAR as diversas formas da mentalidade de indiferença, divisão e confronto em nossos dias e suas consequências para toda a humanidade, inclusive na dimensão religiosa; COMPREENDER as principais causas da atual mentalidade de oposição e conflito, geradora da incapacidade de ver nas outras pessoas um irmão e irmã; e IDENTIFICAR iniciativas de comunhão, reconciliação e fraternidade, capazes de estimular a cultura do encontro”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Betto Jr
Semob monta operação especial de transporte para a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
A Secretaria de Mobilidade (Semob) irá realizar uma operação especial de transporte por conta da Festa...
Paripe
Paripe: homem é preso suspeito de tentar estuprar médica em unidade de saúde que fica ao lado de companhia policial
Um homem de 30 anos foi preso, na quinta-feira (4), suspeito de tentar estuprar uma médica, de 33 anos,...
Palco Nelson Rufino
Nova Orla de Pituaçu será inaugurada neste sábado (6) com lavagem, estátua de Nelson Rufino e show de Filhos de Jorge
A Prefeitura de Salvador inaugura oficialmente a Nova Orla de Pituaçu neste sábado (6), a partir das...
Ônibus elétrico no Centro Histórico
Semob amplia período de testes da linha experimental no Centro Histórico
A Secretaria de Mobilidade (Semob) ampliará o período de funcionamento da linha experimental criada temporariamente...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar