Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Atirador do shopping Morumbi deixa prisão após 25 anos; homem cumpria pena no Hospital de Custódia de Salvador

Preso há 25 anos por matar três pessoas e deixar outras quatro feridas no Morumbi Shopping, em São Paulo, Mateus da Costa Meira deixou a prisão na última semana.

 

O homem cumpria pena no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Salvador. O crime ocorreu em um cinema e Mateus utilizou uma submetralhadora para efetuar os disparos.

 

O processo de execução da pena corre em segredo de Justiça, mas a reportagem da Folha de S.Paulo teve acesso à decisão que determinou a desinternação de Meira. O ato foi publicado em 18 de setembro.

 

O crime ocorreu em novembro de 1999. À época, o então estudante de medicina de 24 anos estava em uma sessão do filme “Clube da Luta” no cinema em um shopping no bairro do Morumbi.

 

Durante a exibição, ele foi ao banheiro e sacou uma submetralhadora. Ao retornar para a sala, disparou diversas vezes contra os espectadores.

 

Meira foi julgado em 2004 e condenado a 120 anos e seis meses de prisão pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Mais tarde, três anos depois, a pena foi reduzida para 48 anos e nove meses.

 

Segundo a Folha, na decisão que determinou a soltura, a Justiça citou as novas diretrizes da política antimanicomial que apontam que a internação é providência excepcional, admissível apenas quando os recursos extra hospitalares forem insuficientes.

 

Ainda conforme divulgado, os peritos do Hospital de Custódia e Tratamento concluíram que Meira tinha condições de retornar ao convívio social e familiar, “devendo prosseguir com o tratamento em rede privada vinculada ao seu plano de saúde”.

 

A decisão atual determina a desinternação pelo prazo de um ano, com condicionantes de seguir “tratamento extra-hospitalar em rede privada vinculada ao seu plano de saúde, manter bom relacionamento com amigos, familiares e estranhos e permanecer em recolhimento domiciliar noturno”.

 

Mateus da Costa Meira cumpria pena no sistema prisional da Bahia e em 2009 chegou a ser acusado de tentar matar um companheiro de cela com golpes de tesoura. Em 2011, por decisão da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Salvador, ele foi considerado inimputável (que não pode ser considerado responsável pelos atos). A decisão teve como base um laudo que apontou que ele tinha esquizofrenia.

Bahia Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Betto Jr
Semob monta operação especial de transporte para a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
A Secretaria de Mobilidade (Semob) irá realizar uma operação especial de transporte por conta da Festa...
Paripe
Paripe: homem é preso suspeito de tentar estuprar médica em unidade de saúde que fica ao lado de companhia policial
Um homem de 30 anos foi preso, na quinta-feira (4), suspeito de tentar estuprar uma médica, de 33 anos,...
Palco Nelson Rufino
Nova Orla de Pituaçu será inaugurada neste sábado (6) com lavagem, estátua de Nelson Rufino e show de Filhos de Jorge
A Prefeitura de Salvador inaugura oficialmente a Nova Orla de Pituaçu neste sábado (6), a partir das...
Ônibus elétrico no Centro Histórico
Semob amplia período de testes da linha experimental no Centro Histórico
A Secretaria de Mobilidade (Semob) ampliará o período de funcionamento da linha experimental criada temporariamente...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar