Salvador, 9 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Baile da Independência celebra libertação do povo brasileiro com música e dança de salão

No dia 3 de julho, a partir das 18h, a Independência do Brasil na Bahia será celebrada com muita música e dança de salão, em pleno Campo Grande. É o que garante o “Baile da Independência”, que terá a frente a Orquestra Fred Dantas, regida pelo maestro Fred Dantas. Como convidado especial o sambista, patrimônio da Bahia, Guiga de Ogum.

Mas no Baile da Independência, junto ao Monumento aos Heróis do 2 de Julho, próximo aos carros alegóricos do Caboclo e da Cabocla, a ordem não é só ouvir boa música mas também dançar, então o repertório foi pensado para embalar o publico do começo ao fim. Tem músicas que foram sucesso nas vozes de Louis Armstrong, Billy Holiday e Frank Sinatra, os melhores boleros de todos os tempos e, para finalizar, hits da Axé Music que ganharam arranjos exclusivos para orquestra popular feitos pelo maestro Fred Dantas. A ideia é não deixar ninguém nem com o coração, nem com as pernas paradas do começo ao fim da apresentação.  Os casais ligados à Dança de Salão já confirmaram presença e novamente farão parte do show.

A Orquestra que toca o baile – A Orquestra Fred Dantas é um patrimônio cultural da Bahia, que se faz presente em vários eventos calendarizados da vida cultural da cidade. No caso do Baile da Independência, a Orquestra foi convocada pela Câmara Municipal de Salvador para recriar o clima de quermesse em um evento semelhante que passou a ocorrer no século XIX como parte social ligada à Independência. Concretizado a ação, o baile foi incorporado pela Fundação Gregório de Mattos como evento calendarizado que sucede ao Encontro de Filarmônicas e precede a famosa Volta da Cabocla. ”É muito bonito ver a dança de salão sendo praticada ao ar livre num clima de ocupação cidadã do espaço público num clima de paz, e isso já é aguardado naturalmente pelo público” afirma o maestro Fred Dantas.

A Orquestra todos os anos convida um artista relacionado à cultura da Bahia para uma homenagem especial, com arranjos exclusivos, tendo sido assim com Riachão, Miriam Theresa, Claudete Macedo, Irma Ferreira e, Muniz do Garcia. Este ano o homenageado é o compositor Guiga de Ogum, morador da Ladeira da Preguiça, onde criou um ponto de samba de projeção nacional, sendo conhecido mais fora da Bahia que em sua própria terra. Durante o baile a Orquestra cria um clima de dança espontânea com base principalmente na moderna música afro-baiana e outros ritmos dançantes do mundo.

O Baile da Independência é uma realização da Prefeitura Municipal do Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Produção da Sole Produções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

futebol
CBF divulga seleção dos melhores do Campeonato Brasileiro
O Campeonato Brasileiro foi decidido com antecedência, mas contou com diversos protagonistas até o fim...
unnamed (2)
João Victor, técnico do Manaus, avalia primeira semana de pré-temporada e manda recado ao torcedor: “Teremos uma equipe competitiva e vibrante”
A expectativa é grande para o Manaus visando a temporada de 2026, por isso na semana passada o clube...
unnamed (1)
Atacante Arthur Moura valoriza primeira temporada atuando no futebol coreano: “Experiência única”
Natural de São Paulo, Arthur Moura deu seus primeiros passos no futebol nas categorias de base do Juventus/SP....
unnamed
Após classificação para Sul-Americana, André Henrique avalia nova temporada pelo Grêmio
O Grêmio se despediu de 2025 com uma goleada sobre o Sport por 4×0 e, de quebra, garantiu uma vaga na...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar