Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Campanha da Dercca alerta foliões sobre crimes contra crianças e adolescentes 

A Campanha Você também pode ser um guardião, realizada pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra Criança e Adolescentes (Dercca), alerta os foliões para os crimes de violência sexual, crime de venda de bebida alcoólica e o trabalho infantil. Durante o Carnaval, quem transitar pelas ruas do circuito Osmar, no Campo Grande, vai se deparar com a abordagem da Polícia Civil (PC) da Bahia de conscientização e orientação. Os pais e responsáveis poderão cadastrar as crianças e os adolescentes no sistema da PC, para maior agilidade no atendimento de desaparecimento e outras demandas. 

De acordo com a delegada e titular da Dercca, Simone Moutinho, os guardiões da infância estão conversando com a sociedade acerca de temas importantes de violências corriqueiras. “Em território nacional, há registro de apenas 10% de tudo que é concernente à violência contra crianças e adolescentes. As estatísticas também não são boas no que tange à condenação. Apenas 1% de todos esses crimes leva a uma condenação”, alerta.

A ideia, conforme explica Moutinho, é quebrar paradigmas da sociedade de que as crianças não são objetos, mas sujeitos de direitos: “e, nesse entendimento, levar à denúncia. Ou seja, a sociedade entender que não só o Estado, mas cada um de nós pode ser guardião da infância”. 

 

Posto Cuidar

Inédito, neste ano, no Campo Grande, o Posto Cuidar funciona das 10h às 22h, todos os dias da festa. Conta com uma equipe multidisciplinar, em parceria com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), e, também, oferece atendimento de assistência social para tirar dúvidas e fazer o acolhimento das crianças e adolescentes. 

As crianças recebem uma carteirinha intitulada Policialzinho Civil. Ela traz um QRcode com informações do posto para onde podem ser levadas, caso se percam. 

Zenivaldo Souza de Oliveira levou o filho Cauê para o cadastramento no posto da Polícia Civil: “essa ação de identificação das crianças é importante e garante mais tranquilidade para a gente. A gente se sente mais seguro nos dias que a gente leva as crianças para acompanharem os shows. Com a identificação do QRCode, vai facilitar. Isso é bom demais”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Betto Jr
Semob monta operação especial de transporte para a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
A Secretaria de Mobilidade (Semob) irá realizar uma operação especial de transporte por conta da Festa...
Paripe
Paripe: homem é preso suspeito de tentar estuprar médica em unidade de saúde que fica ao lado de companhia policial
Um homem de 30 anos foi preso, na quinta-feira (4), suspeito de tentar estuprar uma médica, de 33 anos,...
Palco Nelson Rufino
Nova Orla de Pituaçu será inaugurada neste sábado (6) com lavagem, estátua de Nelson Rufino e show de Filhos de Jorge
A Prefeitura de Salvador inaugura oficialmente a Nova Orla de Pituaçu neste sábado (6), a partir das...
Ônibus elétrico no Centro Histórico
Semob amplia período de testes da linha experimental no Centro Histórico
A Secretaria de Mobilidade (Semob) ampliará o período de funcionamento da linha experimental criada temporariamente...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar