Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Campanha Volta às Aulas da Transalvador mobiliza motoristas e pedestres no entorno das escolas

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) iniciou, na manhã da segunda-feira (14), a segunda etapa da realização de ações educativas de trânsito em escolas de Salvador. A primeira parada da Operação Volta às Aulas foi na Escola Antônio Vieira, no Garcia.

 

Durante a ação, as equipes da Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut) exibiram faixas, distribuíram materiais educativos e orientaram pais, responsáveis e estudantes sobre boas práticas no trânsito. Dentre os temas abordados estão o uso do cinto de segurança e das cadeirinhas para crianças com até 1,45m de altura, além da velocidade da via, que deve ser baixa no entorno da escola, para garantir o fluxo e segurança de todos.

 

“Trabalhamos a questão da mudança de comportamento da população, lembrando sobre a importância de usar o equipamento de segurança e, principalmente, que é preciso respeitar a legislação”, pontua a gerente da Gedut/Transalvador, Miriam Bastos. “São mais de dez anos de operação e não temos registro de acidentes envolvendo crianças até 10 anos em áreas escolares. Isso é resultado do nosso trabalho, das ações educativas, da campanha ‘Comprometa-se Com A Vida’”, completa.

 

O médico Maurício Camargo, de 63 anos, relata que sempre exige ao filho, de 12 anos, e ao coleguinha para que usem o cinto de segurança.  “É importante para as crianças, porque às vezes não querem usar o cinto, acha que incomoda. As campanhas são fundamentais. Tem que insistir e pegar no pé”, salienta.

 

O autônomo Rômulo Costa, de 44 anos, foi buscar a filha, de seis anos, e iam voltar para casa de transporte por aplicativo. “Tudo relacionado ao trânsito e à educação é importante. Desde cedo, ensinamos a ela a obedecer aos conceitos. A gente até briga porque ela não gosta de usar o cinto, mas mostro que é sempre necessário”, conta.

 

O motorista particular Sérgio Damasceno, de 60 anos, estava na escola para buscar dois jovens e acredita que as pessoas precisam estar atentas à necessidade de orientar as crianças sobre trânsito seguro. “Trago dois meninos, de 14 e 13 anos, e eles já têm essa consciência, pois futuramente serão pais e motoristas. Os pais sempre chamam a atenção e me ajudam a dirigir com segurança também. Afinal, estou conduzindo vidas”, avalia.

 

As próximas ações ocorrem na Escola Anchietinha Aquarius, nesta terça-feira (15); na Gurilândia Federação, na quarta-feira (16); no Bernoulli Caminho das Árvores, na quinta-feira (17); e no Salesiano Paralela, na sexta-feira (18). Na próxima semana, a operação retorna no Marista Patamares, na segunda-feira (21); no Portinari Costa Azul, na terça-feira (22), e finalizando no Pedacinho do Céu Cajazeiras, na quarta-feira (23). A campanha é realizada sempre das 11h30 às 13h30.

 

Fotos: Bruno Concha/Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Betto Jr
Semob monta operação especial de transporte para a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
A Secretaria de Mobilidade (Semob) irá realizar uma operação especial de transporte por conta da Festa...
Paripe
Paripe: homem é preso suspeito de tentar estuprar médica em unidade de saúde que fica ao lado de companhia policial
Um homem de 30 anos foi preso, na quinta-feira (4), suspeito de tentar estuprar uma médica, de 33 anos,...
Palco Nelson Rufino
Nova Orla de Pituaçu será inaugurada neste sábado (6) com lavagem, estátua de Nelson Rufino e show de Filhos de Jorge
A Prefeitura de Salvador inaugura oficialmente a Nova Orla de Pituaçu neste sábado (6), a partir das...
Ônibus elétrico no Centro Histórico
Semob amplia período de testes da linha experimental no Centro Histórico
A Secretaria de Mobilidade (Semob) ampliará o período de funcionamento da linha experimental criada temporariamente...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar