Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

CMDCA dá posse à nova presidente para biênio 2024-2026

A cerimônia de posse da nova presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Dinsjani Pereira, ocorreu na tarde desta quarta-feira (30), no Teatro Gregório de Mattos, localizado na Praça Castro Alves, em Salvador. Ela assume a liderança do conselho para o mandato 2024-2026, sucedendo Leu Brasil, que agora ocupa a vice-presidência.

 

O CMDCA é composto por representantes de órgãos governamentais e de entidades da sociedade civil, com uma representação que promove políticas públicas voltadas à infância e juventude. Durante a posse, Dinsjani Pereira falou sobre o compromisso da nova gestão com a proteção dos direitos de crianças e adolescentes.

 

“Nosso principal objetivo no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Salvador será proteger e garantir os direitos de crianças e adolescentes. Contamos com sete conselheiros titulares, tanto do setor governamental quanto da sociedade civil, num esforço conjunto para assegurar esses direitos”, disse a nova presidente.

 

“Como representante do governo, minha missão é fazer valer esses direitos, fortalecer as ações já existentes e implementar novas iniciativas para que, cada vez mais, possamos reduzir os casos de violência e garantir um ambiente seguro para todos”, completou Dinsjani.

 

Avanços – Presente na cerimônia, Leu Brasil, que deixa a presidência do conselho, ressaltou os avanços alcançados nos últimos anos, como o aumento no número de conselhos tutelares e a ampliação dos recursos disponíveis para as entidades que atendem crianças e adolescentes.

 

“Conseguimos viabilizar recursos significativos para crianças e adolescentes por meio de dois editais de chamamento público do Fundo da Criança e do Adolescente, totalizando R$ 18 milhões, destinados às entidades de atendimento”, citou.

 

“Expandimos o número de conselhos tutelares em Salvador de 18 para 24 e promovemos diversas capacitações ao longo da gestão. Deixamos agora, para a nova presidente, esses recursos e o compromisso de dar continuidade a projetos e capacitações junto às entidades de atendimento, aos conselhos tutelares e ao próprio Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente. Esperamos, também, que o governo continue apoiando a formulação de políticas públicas voltadas para esse público”, acrescentou Leu.

 

A secretária de Política para Mulheres, Infância e Juventude de Salvador (SPMJ), Fernanda Lordêlo, também participou do evento, reforçando a importância da participação conjunta do governo e da sociedade civil na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. “Uma das missões que o prefeito Bruno Reis me deu, foi o fortalecimento aos conselhos tutelares. É um compromisso dessa gestão a pauta da infância e juventude. Estamos melhorando e melhoraremos cada vez mais, pois quando temos boa vontade e força de trabalho, as coisas acontecem”, iniciou.

 

“Que a gente nunca esqueça nosso público fim, que são as crianças e adolescentes, e esse público demanda cuidado e proteções. A indicação de Dinsjani não é da secretária, nem do prefeito, é um pedido de todo o sistema de Justiça. Então, você que é uma mulher negra potente, nunca fugiu de nenhum desafio, tenho certeza que fará um ótimo trabalho. Confio e respeito o seu trabalho”, continuou Fernanda.

 

Na ocasião, a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, desejou sucesso à nova gestão do conselho e reafirmou o compromisso da Prefeitura “em continuar avançando nas políticas públicas em defesa das crianças e adolescentes soteropolitanos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...
Rayssa-Leal
Rayssa Leal é tetracampeã do Supercrown em São Paulo
Além da brasileira, 4 japonesas e uma australiana foram à final Com apenas 17 anos, Rayssa Leal faturou...
ato_contra_feminicio_em_copacabana_071225
Mulheres protestam contra feminicídio e pedem maior presença do Estado
Agente de educação diz que ainda carrega marcas dos tiros que levou   A tentativa de feminicídio...
54969844413_3423e012c7_c
Bahia vacila, perde do Flu e se contenta com pré-Libertadores
A expectativa era vencer o Fluminense e conseguir vaga direta para a fase de grupo da Copa Libertadores....

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar