Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Concha para Todos: primeira edição deste ano, em abril, terá show de Lobão

Democratizar o acesso à cultura e criar memórias afetivas: esse é o objetivo do Concha para Todos, projeto que visa promover shows na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA) a preços mais populares. Iniciada no fim do ano passado, a ação já tem nome e data confirmados para a primeira edição deste ano: o cantor e compositor Lobão, que se apresenta em 11 de abril (sexta-feira), às 19h. Os ingressos estão à venda na bilheteria do TCA e pelo Sympla.

O show de abertura da temporada marca um momento pra lá de especial na vida do artista, que comemora meio século de carreira com a turnê ‘Lobão: 50 Anos de Vida Bandida’.  Ao lado de Guto Passos (baixo e vocal) e Armando Cardoso (bateria), Lobão (guitarra e voz) compõe um power trio, formação clássica do rock.

Juntos, eles prometem proporcionar ao público soteropolitano uma sonoridade absolutamente peculiar, característica e contemporânea para um repertório que vasculha cada momento da carreira do cantor, desde a banda Vímana, passando pela Blitz e abarcando todos os discos de sua carreira solo.

Sobre o projeto
O Concha para Todos nasceu com o objetivo de restabelecer — ou fortalecer ou, ainda, criar — laços entre a Concha Acústica do TCA e os soteropolitanos, palco pelo qual costumam passar os maiores nomes da música brasileira que vêm a Salvador e que já rendeu momentos inesquecíveis a milhões de pessoas ao longo de seus mais de 60 anos. Logo na estreia, em novembro, o projeto foi contemplado com o ‘Encontro dos Cantadores’, apresentado por Xangai, Elomar e Renato Teixeira.

Xodó de público e artistas que são adeptos de apresentações mais intimistas, a Concha se destaca por ser um espaço a céu aberto, com singular distribuição da ocupação do espaço, sem assentos ou lugares marcados. Além disso, são características marcantes sua identidade jovial e sua histórica disposição à diversidade, que serve de premissa para o projeto.

Sobre o artista
Lobão iniciou a carreira musical nos anos 1970 e, com 17 anos, entrou na banda Vímana, ao lado de músicos renomados no cenário: o astro pop Lulu Santos, o cantor Ritchie e o tecladista Patrick Moraz, ex-Yes, considerada a maior banda de rock progressivo de todos os tempos. No fim daquela década, integrou a banda de apoio da cantora Marina e fez parte dos primórdios da banda Blitz, uma das mais bem-sucedidas dos anos 1980.

Aquela década marcou o início de Lobão como artista solo. Álbuns como ‘Cena de Cinema’ (1982), ‘Ronaldo Foi pra Guerra’ (1984) e ‘O Rock Errou’ (1985) sacramentaram sucessos como ‘O Homem-Baile’, ‘Me Chama’ e ‘Revanche’, entre tantos outros. A faixa-título do álbum ‘Vida Louca Vida’ foi outra que estourou nas paradas e nas rádios, mais tarde regravada pelo lendário Cazuza, também amigo pessoal de Lobão.

Em 1990, fez aquele que foi considerado, pelo público, o melhor show do Hollywood Rock. No decorrer da década, lançou ‘Nostalgia da Modernidade’, ‘Noite’ e ‘A Vida É Doce’ (1999), que inovou ao ter sido distribuído por meio de bancas de jornais — uma forma de enfrentar as grandes gravadoras.

A façanha foi repetida com ‘2001: Uma Odisseia no Universo Paralelo’ (2001). Em 2007, lançou o ao vivo ‘Acústico MTV’, que levou o Grammy Latino de melhor álbum de Rock do Brasil. Em 2011, chegou às lojas o box/coletânea ‘81-91 + DVD Acústico MTV’. Ao completar meio século de vida, escreveu o livro ‘50 Anos a Mil’.

Dez anos mais tarde, Lobão providenciou um apêndice referente àquela década, ‘60 Anos a Mil’. Lançou incontáveis discos ao longo das décadas. Ousou, confrontou e inovou, de diversas maneiras, o cenário musical e a indústria que o cerca. Um artista multifacetado e único, que celebra meia década de carreira e não dá quaisquer sinais de que vai parar tão cedo.

SERVIÇO: CONCHA PARA TODOS | LOBÃO: 50 ANOS DE VIDA BANDIDA

Quando: 11 de abril (sexta-feira), às 19h
Onde: Concha Acústica do TCA (av. Alberto Pinto, 11, Campo Grande)
Quanto: R$ 60 (meia) e R$ 120 (inteira), com vendas na bilheteria do TCA e pelo Sympla

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Betto Jr
Semob monta operação especial de transporte para a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
A Secretaria de Mobilidade (Semob) irá realizar uma operação especial de transporte por conta da Festa...
Paripe
Paripe: homem é preso suspeito de tentar estuprar médica em unidade de saúde que fica ao lado de companhia policial
Um homem de 30 anos foi preso, na quinta-feira (4), suspeito de tentar estuprar uma médica, de 33 anos,...
Palco Nelson Rufino
Nova Orla de Pituaçu será inaugurada neste sábado (6) com lavagem, estátua de Nelson Rufino e show de Filhos de Jorge
A Prefeitura de Salvador inaugura oficialmente a Nova Orla de Pituaçu neste sábado (6), a partir das...
Ônibus elétrico no Centro Histórico
Semob amplia período de testes da linha experimental no Centro Histórico
A Secretaria de Mobilidade (Semob) ampliará o período de funcionamento da linha experimental criada temporariamente...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar