Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Duas linhas de Salvador recebem teste com novo ônibus elétrico

Pelos próximos 30 dias, um novo ônibus elétrico será testado em Salvador, nas linhas Estação Pirajá x Ribeira (1342) e Estação Mussurunga x Barra 3 (1053). O veículo tem capacidade para 80 passageiros, tem autonomia de 280 km e vai circular nos horários de maior movimento, de segunda a sexta-feira.

 

As linhas de testes foram escolhidas com base na topografia e os rodoviários passaram por capacitação para operar o coletivo. O ônibus da empresa Marcopolo atuará duas semanas em cada linha. Atualmente, a cidade possui oito coletivos elétricos, todos da marca Eletra e operando no BRT Salvador.

 

Nesta segunda-feira (14), o veículo fez um pequeno percurso entre a Rótula do Abacaxi e o Largo do Retiro, e atraiu a atenção de curiosos. O ar-condicionado potente foi o único barulho percebido. As trepidações foram reduzidas e a sensação é de que há mais espaço interno, em comparação com outros modelos elétricos.

 

O assessor especial da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), Guillermo Petzhold, explica que o objetivo é verificar o desempenho dos veículos. “É um preparativo para uma operação de crédito junto ao Banco Mundial, de US$94 milhões, e que tem como principal objetivo a aquisição de mais ônibus elétricos para a frota do transporte coletivo de Salvador e ações na infraestrutura de recarga. A Secretaria de Mobilidade está nesse movimento de conversar com diversos fabricantes que produzem veículos elétricos e testar esses modelos”, afirma.

 

Na prática, os ônibus 100% elétricos são mais sustentáveis que aqueles movidos a diesel, mais silenciosos e mais estáveis, reduzindo as trepidações. Outras três marcas já foram experimentadas na capital – Hyger, Ankai e BYD – e pelo menos mais dois fabricantes devem enviar ônibus elétricos para teste ainda este ano.

 

Fotos: Bruno Concha/Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Betto Jr
Semob monta operação especial de transporte para a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
A Secretaria de Mobilidade (Semob) irá realizar uma operação especial de transporte por conta da Festa...
Paripe
Paripe: homem é preso suspeito de tentar estuprar médica em unidade de saúde que fica ao lado de companhia policial
Um homem de 30 anos foi preso, na quinta-feira (4), suspeito de tentar estuprar uma médica, de 33 anos,...
Palco Nelson Rufino
Nova Orla de Pituaçu será inaugurada neste sábado (6) com lavagem, estátua de Nelson Rufino e show de Filhos de Jorge
A Prefeitura de Salvador inaugura oficialmente a Nova Orla de Pituaçu neste sábado (6), a partir das...
Ônibus elétrico no Centro Histórico
Semob amplia período de testes da linha experimental no Centro Histórico
A Secretaria de Mobilidade (Semob) ampliará o período de funcionamento da linha experimental criada temporariamente...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar