Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Estudante da rede estadual cria ferramenta digital que auxilia na redação do Enem

Gustavo Barros da Rocha, estudante de 16 anos do Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão, no município de Elísio Medrado, criou a plataforma LearnLoop para auxiliar na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com foco na temida prova de redação. Sua iniciativa destaca o protagonismo estudantil na criação de soluções para questões diversas que tenham reflexo na comunidade em que está inserido e o impacto positivo dos investimentos da Secretaria da Educação da Bahia (SEC) em programas que incentivam a inovação e a iniciação científica entre os alunos da rede estadual.

Para o gestor da unidade escolar, Ivan Silva, fornecer condições para que os estudantes compartilhem conhecimento com colegas da Bahia e de outros estados brasileiros é fundamental para que eles enxerguem na Educação Científica uma estratégia para a melhoria da qualidade de vida. “Somos um colégio relativamente pequeno, com 400 estudantes, mas alcançamos a 12ª colocação no IDEB da Bahia e somos, com 4,7 pontos, o maior do Vale do Jequiriçá”, comemora o gestor, se referindo aos resultados alcançados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – indicador nacional que possibilita o monitoramento da Educação, a partir do desempenho dos seus estudantes.

O destaque da LearnLoop é o Corretor de Redações, uma ferramenta que utiliza inteligência artificial para avaliar e corrigir redações de maneira personalizada, inclusive com base nos critérios do Enem. Com uma simples foto da redação manuscrita, o sistema digitaliza o texto, identifica erros, sugere melhorias, explica o conteúdo e até cria novos artigos a partir das ideias dos alunos. Esta inovação não apenas acelera o aprendizado, mas coloca o estudante no controle de seu próprio progresso, reforçando o protagonismo dos jovens na busca por melhores resultados.

Gustavo criou o corretor inspirado em sua própria experiência ao se preparar para o Enem. Ele percebeu a dificuldade que muitos alunos enfrentam por não terem acesso a corretores qualificados. A LearnLoop surgiu para preencher essa lacuna, democratizando o acesso a feedbacks detalhados e permitindo que qualquer estudante, em qualquer lugar, possa melhorar suas redações e aumentar suas chances de sucesso. “Vou me aprofundar mais nessa ferramenta com o objetivo de melhorar cada vez mais sua funcionalidade”, revela o estudante, reafirmando o potencial dos jovens como agentes de transformação pela Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Betto Jr
Semob monta operação especial de transporte para a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
A Secretaria de Mobilidade (Semob) irá realizar uma operação especial de transporte por conta da Festa...
Paripe
Paripe: homem é preso suspeito de tentar estuprar médica em unidade de saúde que fica ao lado de companhia policial
Um homem de 30 anos foi preso, na quinta-feira (4), suspeito de tentar estuprar uma médica, de 33 anos,...
Palco Nelson Rufino
Nova Orla de Pituaçu será inaugurada neste sábado (6) com lavagem, estátua de Nelson Rufino e show de Filhos de Jorge
A Prefeitura de Salvador inaugura oficialmente a Nova Orla de Pituaçu neste sábado (6), a partir das...
Ônibus elétrico no Centro Histórico
Semob amplia período de testes da linha experimental no Centro Histórico
A Secretaria de Mobilidade (Semob) ampliará o período de funcionamento da linha experimental criada temporariamente...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar