Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Estudo do Centro de Hemorragia Digestiva do Hospital Clériston Andrade é publicado em revista científica internacional

Maior hospital público do interior da Bahia, o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), localizado em Feira de Santana, comemora um marco importante para a instituição: a publicação de um artigo científico elaborado pela equipe do Centro de Hemorragia Digestiva em uma revista internacional indexada na PubMed. A pesquisa intitulada “Late Diagnosis of Familial Adenomatous Polyposis After Acute Lower Gastrointestinal Bleeding: A Case Report” (“Diagnóstico tardio de Polipose Adenomatosa Familiar após sangramento gastrointestinal baixo agudo: Relato de caso”) foi publicada no final de 2024 na revista Cureus.
O trabalho foi conduzido pelo time liderado pelo médico endoscopista intervencionista Dr. Victor Galvão, em parceria com outros especialistas do hospital. O estudo aborda um caso raro de Polipose Adenomatosa Familiar (PAF), uma condição hereditária que aumenta significativamente o risco de câncer colorretal. O caso envolveu o diagnóstico tardio de um paciente de 52 anos que apresentou sangramento gastrointestinal agudo.
Segundo Dr. Victor Galvão, a publicação representa um grande avanço. “Ver nosso trabalho ganhar visibilidade internacional é motivo de grande orgulho. Essa conquista é fruto de anos de dedicação e pesquisa e reforça o compromisso do HGCA com o avanço da ciência médica e o cuidado com os pacientes”, comemorou.
O artigo destaca a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento multidisciplinar em casos de PAF. A equipe ressaltou que, embora o diagnóstico tardio seja incomum, ele serve como alerta para a necessidade de maior atenção à história familiar e aos sintomas relacionados.
“Esperamos que nossa experiência contribua para ampliar o conhecimento sobre a polipose adenomatosa familiar e inspire outros serviços a priorizarem investigações mais detalhadas, especialmente em casos de sangramento digestivo”, acrescentou Dr. Victor Galvão.
Na opinião da diretora-geral do HGCA, Cristiana França, além do impacto acadêmico, a conquista simboliza o reconhecimento do trabalho realizado na unidade, “Esta divulgação consolida o hospital como um polo de excelência na pesquisa e assistência médica na Bahia”, afirmou Cristiana, que classifica o artigo como “um exemplo da capacidade técnica e científica dos profissionais do HGCA”. Segundo a diretora-geral do hospital, “a publicação reforça a posição do hospital como referência em casos complexos, como os tratados realizados pelo Centro de Hemorragia Digestiva”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar