Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

iFood anuncia reajuste na taxa mínima e outras iniciativas para entregadores

Reforçando seu compromisso com a valorização dos entregadores e entregadoras, o iFood anuncia um novo pacote de contrapartidas oferecido pela plataforma. As novidades incluem o aumento da taxa mínima por rota para todos os modais, ampliação do seguro pessoal para os casos mais graves e padronização das rotas para entregas de bicicleta, medidas que visam tornar a experiência dos profissionais de delivery mais justa, transparente e eficiente.

 

“Estamos sempre ouvindo nossos entregadores e buscando entender suas necessidades para oferecer soluções reais que impactem positivamente seu trabalho. Este novo pacote é resultado direto desse diálogo, com o objetivo de aumentar seus ganhos e garantir que sua experiência na plataforma seja cada vez melhor”, explica Johnny Borges, Diretor de Impacto Social do iFood.

 

Reajuste acima da inflação

 

Entre as principais mudanças, está o reajuste na taxa mínima paga a cada pedido entregue. Levando em consideração fatores como custos de manutenção e combustível, o iFood implementou valores diferenciados por modal, respeitando as particularidades e necessidades de cada um. Para entregadores de bicicleta, o aumento é de 7,7%, passando de R$6,50 para R$7,00. Já para entregadores de carro e moto, o aumento foi de 15,4%, com a taxa subindo de R$6,50 para R$7,50. Reajustes superiores à inflação acumulada em 2024, que foi de 4,8%, segundo o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Os novos valores passam a valer a partir de 1 de junho.

 

Desde 2021, quando a taxa mínima por rota era de R$5,31, os reajustes acumulados também superam a inflação do período. Com o novo aumento previsto para 2025, entregadores de moto, por exemplo, terão um reajuste total de 41,2%, valor 1,4 vez acima da inflação medida pelo INPC (29,3% entre jan/21 e mar/25). No caso das bicicletas, o crescimento acumulado será de 31,8%, superando a inflação em 2,5 pontos percentuais.

 

Além da taxa mínima, os entregadores recebem valores adicionais por cada entrega extra realizada na mesma rota ou por quilômetro rodado.

 

Padronização de até 4 km para rotas de bicicletas

 

O iFood iniciou, em janeiro deste ano, a padronização das distâncias para os que utilizam bicicleta. Os trajetos passaram a ter, em média, até quatro quilômetros. Em casos pontuais, as distâncias podem ser maiores, devido a particularidades regionais.

 

A iniciativa tem como foco melhorar a experiência desses entregadores, promovendo mais conforto durante as entregas e garantindo uma divisão mais equilibrada das rotas entre os diferentes modais, sem impactar negativamente os ganhos dos profissionais.

 

Ampliação do seguro pessoal em casos mais graves

 

O iFood também ampliou a cobertura do seguro pessoal oferecido gratuitamente a todos aqueles ativos na plataforma, sem necessidade de inscrição ou pagamento adicional. Disponível desde 2019, a assistência passa a ser ainda mais completa.

 

A cobertura diária da Incapacidade Temporária (DIT) foi ampliada, passando de 7 para 30 dias. Além disso, o valor de indenização para casos de morte ou invalidez total foi elevado para R$120 mil.

 

O plano contempla, ainda, reembolso ou cobertura total de despesas médicas e hospitalares em rede credenciada, além de auxílio funeral, apoio emocional e financeiro para as famílias e ajuda com a educação dos filhos até os 18 anos, em situações de falecimento do entregador.

 

As mulheres contam com coberturas adicionais, incluindo auxílio em casos de diagnóstico de câncer de mama ou útero, auxílio à gestação, licença para cuidados com filhos com problemas de saúde e um valor anual voltado ao bem-estar e autocuidado.

 

O processo para ativar o seguro é simples e pode ser feito pelo entregador ou familiares via aplicativo, site ou pelo telefone 0800 725 2144. Todos os detalhes estão disponíveis no site.

 

Outras iniciativas

 

Este ano, o iFood ampliou para 35 mil o número de bolsas de estudo 100% gratuitas do programa Meu Diploma do Ensino Médio, que oferece o curso preparatório ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

 

Desde 2022, cerca de 11 mil pessoas já conseguiram concluir a educação básica com apoio da iniciativa. Entre os impactos positivos do programa, 45% dos entregadores que se formaram relataram aumento de renda, enquanto 28% afirmaram estar matriculados em cursos de nível superior ou técnico após a conclusão do Ensino Médio.

 

Além disso, entregadores do iFood têm acesso a uma série de outros serviços, como assistência saúde com preços de consultas acessíveis, descontos em seguros para motos e planos de celular, pontos de apoio espalhados pelo Brasil, além de uma Central de Apoio Jurídico e Psicológico, oferecida em parceria com a organização Black Sisters in Law, para garantir o acesso à justiça e suporte emocional em casos de agressão, discriminação ou assédio sofridos pelos entregadores durante o trabalho.

 

“Essas iniciativas refletem o nosso compromisso contínuo com a valorização dos entregadores. Acreditamos que, ao proporcionar mais ganhos e transparência, mantendo o equilíbrio do nosso ecossistema, estamos criando um ambiente mais justo e próspero para todos”, diz Diego Barreto, CEO do iFood.

 

Para saber mais, acesse o iFood News.

 

Sobre o iFood

O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia referência em delivery online na América Latina, que aproxima clientes, restaurantes, supermercados e entregadores de forma simples e prática. O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do Brasil e do mundo, transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia, e com um impacto socioambiental positivo.

 

Por meio de tecnologia e inteligência artificial com padrão global, o iFood movimenta 110 milhões de pedidos por mês, por meio de um ecossistema formado por 360 mil entregadores conectados, 380 mil estabelecimentos parceiros, entre restaurantes, mercados e farmácias, e presente em cerca de 1.500 cidades brasileiras. O iFood vai além do delivery de comida e cresce também em negócios como de mercados, farmácia, pet, fintech e de benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções aos parceiros.

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