Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Janeiro Branco: Campanha chama atenção da comunidade escolar para os cuidados com a Saúde Mental

O mês de janeiro traz consigo uma proposta especial: refletir sobre a saúde mental e emocional. Com o tema “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”, a campanha Janeiro Branco 2025 mobiliza servidores da Secretaria da Educação do Estado (SEC) e toda a comunidade escolar para a importância do bem-estar emocional. Através do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor (PASVAP), a iniciativa promove palestras, rodas de conversa e ações educativas, unindo profissionais da saúde e educadores em prol dessa causa essencial.
Com ações voltadas para servidores e estudantes da rede estadual de ensino, o Janeiro Branco reforça que saúde mental não é apenas ausência de doença, mas a presença de qualidade de vida, equilíbrio e bem-estar. A iniciativa da SEC busca inspirar a comunidade escolar a adotar práticas que priorizem o cuidado emocional.  Entre as atividades propostas, destacam-se as rodas de conversa que aproximam servidores, estudantes e profissionais especializados. Esses momentos de troca proporcionam um espaço acolhedor para compartilhar experiências e discutir estratégias de enfrentamento ao estresse, ansiedade e outros desafios emocionais, conforme explica a superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy. “Janeiro Branco convida todos a falarem sobre sentimentos, preconceitos, medos e esperanças, contribuindo para um mundo mais empático e saudável. A campanha visa estimular a valorização da saúde mental, promovendo discussões sobre cuidados emocionais, frequentemente negligenciados”.
As ações realizadas pelo PASVAP reforçam o compromisso da SEC com o cuidado integral dos servidores da rede estadual. Em 2024, o programa promoveu atividades em 519 unidades escolares de 181 municípios baianos, realizando diversas oficinas, que contaram com a participação de 60.392 pessoas, entre estudantes, professores, 2.873 familiares e gestores e realizou 9.844 acolhimentos individualizados de psicologia.
Sobre a campanha – Criada em 2014, a campanha Janeiro Branco se consolidou como uma ação nacional de conscientização sobre saúde mental. Aproveitando o início do ano, momento propício para reflexões e novos planos, a iniciativa incentiva o autocuidado emocional e a busca por equilíbrio. Este ano, a SEC distribuirá um folder informativo com dicas práticas para manter a saúde mental em dia, além de divulgar contatos de instituições que oferecem atendimento psicológico gratuito ou com valores acessíveis.
Acesse a Cartilha Janeiro Branco no Portal da Educação (https://www.educacao.ba.gov.br/saudedoprofessor)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Betto Jr
Semob monta operação especial de transporte para a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
A Secretaria de Mobilidade (Semob) irá realizar uma operação especial de transporte por conta da Festa...
Paripe
Paripe: homem é preso suspeito de tentar estuprar médica em unidade de saúde que fica ao lado de companhia policial
Um homem de 30 anos foi preso, na quinta-feira (4), suspeito de tentar estuprar uma médica, de 33 anos,...
Palco Nelson Rufino
Nova Orla de Pituaçu será inaugurada neste sábado (6) com lavagem, estátua de Nelson Rufino e show de Filhos de Jorge
A Prefeitura de Salvador inaugura oficialmente a Nova Orla de Pituaçu neste sábado (6), a partir das...
Ônibus elétrico no Centro Histórico
Semob amplia período de testes da linha experimental no Centro Histórico
A Secretaria de Mobilidade (Semob) ampliará o período de funcionamento da linha experimental criada temporariamente...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar