Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Mutirão gratuito do Instituto de Cegos da Bahia beneficia 120 Crianças da Bahia

Cerca de 120 crianças entre 05 e 09 anos foram atendidas no último sábado, 23, através do mutirão oftalmológico gratuito realizado pelo Instituto de Cegos da Bahia, em parceria com a Sociedade de Oftalmologia da Bahia (SOFBA). Com o mote “Olhinhos do Futuro”, a iniciativa tem o objetivo do diagnóstico precoce de doenças oculares em crianças e visa contribuir para a prevenção da ambliopia – visão reduzida, caso muito comum na primeira infância, e da cegueira, que podem comprometer o desenvolvimento visual adequado e o aprendizado escolar nessa faixa etária.

Coordenado pelas médicas Drª. Fátima Neri, Drª Mônica Mayoral e Drª Christine, os atendidos contaram com todo o suporte da equipe multidisciplinar do Instituto, que é referência em atendimento oftalmológico e reabilitação visual no estado.

“A detecção precoce de problemas visuais é fundamental para garantir o desenvolvimento saudável das crianças. Muitas vezes, casos de problemas com a visão podem passar despercebidos pelos pais e educadores e impactar negativamente o desempenho escolar e o bem-estar emocional das crianças. Com esse mutirão, buscamos reduzir esses casos, proporcionando um atendimento de qualidade, de forma gratuita, e contribuir para a promoção do acesso igualitário aos cuidados com a saúde”, destaca a Drª. Fátima Neri, oftalmologista e coordenadora médica do ICB.

O ICB é uma instituição que, de forma gratuita, realiza a prevenção e o diagnóstico da cegueira e baixa visão, sendo a única da Bahia a oferecer habilitação, reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência visual. Atualmente atende cerca de 56.000 mil pessoas por ano, realizando mais de 250.000 mil procedimentos anuais, mas, mesmo assim, não consegue suprir a demanda, onde a espera por atendimento pode chegar a até 03 meses. Para mudar essa realidade e conseguir alcançar um número ainda maior de famílias, o Instituto segue com a campanha de arrecadação para ampliação da sua sede. A sociedade em geral, pessoas físicas e jurídicas, associações e entes públicos podem doar ou adotar um espaço da instituição, contribuindo com sua ampliação. Os interessados em fazer parte dessa rede de solidariedade podem doar acessando o site www.institutodecegosdabahia.org.br/doeagora ou através da chave PIX que é (71) 98817-3193. Para demais esclarecimentos é possível entrar em contato com a equipe do ICB pelo WhatsApp, que é o mesmo número do PIX, através do e-mail: captacao@institudodecegosdabahia.org.br, ou pela página do instituto no Instagram, @institutodecegosdabahia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Betto Jr
Semob monta operação especial de transporte para a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
A Secretaria de Mobilidade (Semob) irá realizar uma operação especial de transporte por conta da Festa...
Paripe
Paripe: homem é preso suspeito de tentar estuprar médica em unidade de saúde que fica ao lado de companhia policial
Um homem de 30 anos foi preso, na quinta-feira (4), suspeito de tentar estuprar uma médica, de 33 anos,...
Palco Nelson Rufino
Nova Orla de Pituaçu será inaugurada neste sábado (6) com lavagem, estátua de Nelson Rufino e show de Filhos de Jorge
A Prefeitura de Salvador inaugura oficialmente a Nova Orla de Pituaçu neste sábado (6), a partir das...
Ônibus elétrico no Centro Histórico
Semob amplia período de testes da linha experimental no Centro Histórico
A Secretaria de Mobilidade (Semob) ampliará o período de funcionamento da linha experimental criada temporariamente...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar