Com mais oportunidades de aprendizado, esporte, arte e qualificação profissional, a educação pública ganhou um novo capítulo no município de Antas com a inauguração do Colégio Estadual Professora Luzia Carvalho Silva. A nova sede da unidade, entregue nesta sexta-feira (11) pelo governador Jerônimo Rodrigues, recebeu investimento de cerca de R$ 25 milhões e conta com teatro, restaurante estudantil, quadra poliesportiva, pista de atletismo, campo society e salas multifuncionais. A escola oferece Ensino Médio Integral, Profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos (EJA), ampliando o acesso e fortalecendo o direito à educação no Semiárido baiano.
“O estudante com fome não aprende. É por isso que garantir alimentação de qualidade nas escolas é tão importante quanto ter sala de aula, computador ou livro”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues, após tomar o café da manhã na unidade com os estudantes, destacando a escola como espaço de cuidado, acolhimento e transformação. A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, também ressaltou o papel da nova unidade como agente de mudanças. “Estamos formando uma geração que tem direito ao sonho, ao acesso e ao sucesso. E essa escola é uma ponte para o futuro que queremos construir na Bahia”.
O investimento consolida um novo momento para a educação pública da região. “É uma escola completa, que transforma a vida de crianças e adolescentes”, afirmou Deusdete de Almeida Júnior, diretor do Núcleo Territorial de Educação (NTE 17). Ele destacou, ainda, a importância do compartilhamento do equipamento com toda a comunidade e a rede municipal de ensino para ações pedagógicas e culturais, fortalecendo a aprendizagem no território.
Identidade, reconhecimento e novos caminhos
A emoção tomou conta da diretora da unidade, Carla Maria Carvalho Silva de Santana, filha da educadora homenageada. “É uma emoção indescritível estar à frente da escola que leva o nome da minha mãe”, declarou. Ela enfatizou a importância dos programas desenvolvidos na unidade, que incentivam o protagonismo estudantil, fortalecem vínculos com as famílias e ampliam o acesso a novas oportunidades para os jovens da cidade.
Entre os estudantes, o sentimento é de reconhecimento. “Quando eu estava no Fundamental, nunca imaginei estudar em um lugar assim”, contou Weglas de Jesus Oliveira, 16 anos, bolsista do Mais Estudo e diretor da Agência de Notícias da Escola, que produz o Zizi Informa, direto no Instagram. O colégio faz parte do NTE 17, que abrange 18 municípios e atende mais de 18 mil alunos, consolidando a política educacional do Governo da Bahia voltada à permanência e ao sucesso escolar.