Salvador, 9 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Otoesclerose: entenda a doença que afeta a audição

A otoesclerose é uma condição que afeta a audição e pode levar a uma perda auditiva gradual, além de causar zumbido no ouvido. De acordo com o otorrinolaringologista e cirurgião da face do Itaigara Memorial, Gabriel Bijos, a doença é caracterizada pelo enrijecimento do tecido ósseo no ouvido, especificamente a ossificação do estribo, um dos ossículos do ouvido. Esse processo reduz a movimentação do estribo e compromete a transmissão do som na cóclea, resultando em diminuição da audição.

“A principal suspeita é que a otoesclerose seja uma doença hereditária. Observa-se que acomete mais mulheres do que homens, possivelmente devido a fatores hormonais. A condição é geralmente transmitida por herança autossômica dominante com penetrância incompleta, o que significa que os membros da mesma família podem herdar o gene associado à condição, mas nem todos necessariamente desenvolverão a patologia. Dessa forma, é comum que diversas pessoas em uma mesma família apresentem otoesclerose”, explica.

Além dos fatores genéticos, a otoesclerose pode se agravar durante a gestação, embora também possa piorar em outros momentos, esclarece Gabriel. “Os principais sintomas incluem perda auditiva progressiva e zumbido, com sintomas menos comuns como tontura e vertigem. O diagnóstico é feito através de exame físico e confirmado por audiometria e impedanciometria”, informa.

Vale ressaltar que, embora não haja uma cura definitiva para a otoesclerose, opções de tratamento estão disponíveis para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. “Entre as alternativas, estão a cirurgia para substituir o estribo por uma prótese, o uso de aparelhos auditivos para minimizar o desconforto e, em casos iniciais, a utilização de medicações para retardar o progresso da doença”, conta.

Para preservar a saúde auditiva, é fundamental realizar check-ups anuais com um otorrinolaringologista. “Além disso, é importante evitar exposição a sons altos, não usar cotonetes no ouvido, evitar a automedicação e manter uma alimentação rica em vitaminas A, C, E, magnésio e zinco. Fatores como o tabagismo também podem interferir na saúde auditiva”, alerta o especialista

Crédito da foto: Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar