Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Aula 1: Introdução ao Jornalismo Investigativo:
Apresentação da disciplina, ementa, objetivos e metodologia.
O que é jornalismo investigativo: definição, características e distinção de outras formas de jornalismo.
A importância do jornalismo investigativo para a democracia e a sociedade.
Discussão sobre o papel do jornalista investigativo como agente de transformação social.
Aula 2: Histórico do Jornalismo Investigativo:
Panorama histórico do jornalismo investigativo no Brasil e no mundo.
Casos emblemáticos que marcaram a história do jornalismo investigativo.
A evolução das técnicas e ferramentas de investigação ao longo do tempo.
Análise de reportagens investigativas clássicas e contemporâneas.
Aula 3: Ética e Legislação no Jornalismo Investigativo:
O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros e suas implicações no jornalismo investigativo.
Direitos e deveres do jornalista investigativo.
Legislação pertinente: direito de acesso à informação, proteção de fontes, direito de imagem, calúnia, difamação e injúria.
Discussão de casos práticos envolvendo dilemas éticos e legais.
Bloco 2: Metodologias e Técnicas de Apuração (Aulas 4-9)

Aula 4: Planejamento da Investigação:
Identificação de pautas investigativas relevantes.
Formulação de hipóteses e perguntas de investigação.
Elaboração do plano de investigação: definição de fontes, cronograma e recursos necessários.
Estudo de caso: análise do planejamento de uma reportagem investigativa.
Aula 5: Identificação e Abordagem de Fontes:
Tipos de fontes: primárias, secundárias, oficiais e não oficiais.
Técnicas de identificação e localização de fontes.
Estratégias de abordagem e construção de relacionamento com fontes.
A importância da proteção das fontes e o sigilo profissional.
Aula 6: Entrevista Investigativa:
Preparação para a entrevista: pesquisa prévia, elaboração de roteiro e perguntas estratégicas.
Técnicas de condução da entrevista: escuta ativa, perguntas abertas e fechadas, follow-up.
Como lidar com fontes relutantes ou hostis.
Entrevista simulada em sala de aula.
Aula 7: Pesquisa e Análise de Documentos:
Tipos de documentos relevantes para a investigação: registros públicos, documentos judiciais, relatórios, arquivos, etc.
Técnicas de obtenção, organização e análise de documentos.
Como identificar inconsistências e informações relevantes em grandes volumes de dados.
Exercício prático de análise documental.
Aula 8: Utilização de Dados e Ferramentas Digitais:
Introdução ao jornalismo de dados e sua aplicação na investigação.
Ferramentas de busca e análise de dados online.
Visualização de dados para a produção de reportagens investigativas.
Verificação de informações e combate à desinformação.
Aula 9: Técnicas de Vigilância e Monitoramento (com foco ético e legal):
Introdução a técnicas de observação e monitoramento (online e offline) dentro dos limites éticos e legais.
Utilização de redes sociais e outras plataformas para identificar informações relevantes.
Análise de metadados e informações de acesso público.
Discussão sobre os limites da vigilância no jornalismo investigativo.
Bloco 3: Produção e Divulgação (Aulas 10-12)

Aula 10: Estrutura da Reportagem Investigativa:
Diferentes formatos de reportagens investigativas: texto, vídeo, áudio, multimídia.
Técnicas de narrativa e storytelling no jornalismo investigativo.
A importância da clareza, precisão e objetividade na apresentação dos fatos.
Exemplos de estruturas narrativas eficazes em reportagens investigativas.
Aula 11: Apuração e Redação da Reportagem Investigativa:
Organização e checagem das informações apuradas.
Técnicas de redação para o jornalismo investigativo: linguagem clara, concisa e imparcial.
Como apresentar evidências de forma eficaz e transparente.
A importância da revisão e da verificação de fatos antes da publicação.
Aula 12: Divulgação e Impacto da Reportagem Investigativa:
Estratégias de divulgação em diferentes plataformas midiáticas.
O papel das redes sociais na disseminação de reportagens investigativas.
Mensuração do impacto e da repercussão das investigações.
O acompanhamento das consequências das reportagens investigativas.
Bloco 4: Desafios e Tendências (Aulas 13-15)

Aula 13: Jornalismo Investigativo em Contextos de Crise e Conflito:
Os desafios específicos da investigação em ambientes de violência, corrupção sistêmica e polarização política.
A segurança do jornalista investigativo em situações de risco.
A importância da colaboração e das redes de jornalistas investigativos.
Estudos de caso de investigações em contextos complexos.
Aula 14: O Futuro do Jornalismo Investigativo:
O impacto das novas tecnologias (IA, automação) no jornalismo investigativo.
Modelos de financiamento para o jornalismo investigativo independente.
A importância da transparência e da responsabilização no jornalismo investigativo.
Debate sobre as perspectivas e os desafios futuros da área.
Aula 15: Jornalismo Investigativo Local e Regional (Bahia e Salvador):
Análise de casos de jornalismo investigativo relevantes para o contexto local.
Os desafios e as oportunidades para o jornalismo investigativo na Bahia e em Salvador.
O papel dos veículos de comunicação locais na fiscalização do poder público e na denúncia de irregularidades.
Encontro com jornalistas investigativos atuantes na região (se possível).
Bloco 5: Projeto de Investigação Final (Aulas 16-18)

Aula 16: Apresentação e Discussão dos Projetos de Investigação (Parte 1):
Os estudantes apresentarão seus projetos de investigação (em grupos ou individualmente).
Discussão em sala de aula sobre a relevância, viabilidade e metodologia dos projetos.
Feedback do professor e dos colegas para o aprimoramento dos projetos.
Aula 17: Apresentação e Discussão dos Projetos de Investigação (Parte 2):
Continuação das apresentações e discussões dos projetos.
Foco na clareza dos objetivos, na adequação das metodologias e na viabilidade da execução.
Aula 18: Defesa dos Projetos de Investigação e Avaliação Final:
Os estudantes defenderão seus projetos de investigação, detalhando o planejamento, as fontes, as técnicas de apuração e os possíveis resultados.
Avaliação final dos projetos e da participação dos estudantes ao longo da disciplina.
Considerações finais e encerramento da disciplina.

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