Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Imagine que você é um jornalista cobrindo um acidente de trânsito grave. Avalie as afirmações abaixo sobre como você abordaria e utilizaria diferentes tipos de fontes para obter informações completas e precisas sobre o ocorrido. Marque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso.

( ) V Abordar testemunhas no local do acidente para coletar depoimentos imediatos é essencial para captar a perspectiva de quem viu os fatos, mesmo que suas informações precisem ser confirmadas posteriormente.
( ) F A Polícia Militar, como fonte oficial, é a única fonte confiável para determinar a dinâmica exata do acidente, não havendo necessidade de buscar outras perspectivas.
( ) V Consultar o boletim de ocorrência (BO) ou relatórios de perícia técnica, como fontes oficiais, é crucial para obter dados objetivos como números de veículos envolvidos, vítimas e causas preliminares.
( ) F Entrevistar um especialista em segurança viária ou um engenheiro de tráfego (fonte temática) seria uma perda de tempo, pois eles não estavam presentes no momento do acidente.
( ) F Buscar dados estatísticos sobre acidentes na via em questão ou causas comuns de colisões (fonte temática) não agrega valor à notícia, que deve focar apenas no evento específico.
( ) F Priorizar apenas as declarações dos envolvidos no acidente é suficiente para construir a notícia, pois eles são as principais fontes de informação.
( ) V Acompanhar o resgate e o atendimento médico (fonte oficial) pode fornecer informações importantes sobre o estado das vítimas e o trabalho das equipes de emergência.
( ) V Comparar os depoimentos de diferentes testemunhas e as informações oficiais é fundamental para identificar inconsistências e garantir a maior precisão possível na reportagem.
( ) F A pressa em publicar a notícia autoriza o jornalista a se basear em informações não confirmadas de qualquer tipo de fonte, desde que sejam obtidas rapidamente.
( ) V Utilizar as redes sociais para identificar possíveis testemunhas ou obter vídeos do acidente (com a devida verificação) pode complementar a apuração, agindo como uma fonte secundária.

No filme “O Jornal – The Paper”, a equipe do New York Sun enfrenta uma corrida contra o tempo para apurar e publicar a verdade sobre o assassinato de dois empresários. A trama demonstra a complexidade e a importância da busca por diferentes tipos de fontes para a construção de uma notícia precisa e ética.

Considerando os desafios e dilemas enfrentados pelos jornalistas no filme em relação às suas fontes, assinale as DUAS afirmações corretas:

a) O editor Henry Hackett demonstra uma preferência clara por fontes oficiais, desconsiderando depoimentos de testemunhas por considerá-los emocionalmente carregados e pouco confiáveis.
b) A busca frenética por “furos” de reportagem leva a equipe a negligenciar a verificação de informações, aceitando dados de fontes anônimas sem questionamento aprofundado.
c) O filme ilustra a importância de se buscar fontes primárias (como a testemunha-chave do crime) para obter informações diretas e de primeira mão, mesmo sob pressão de tempo.
d) A personagem Marty, o diretor de redação, insiste na ética de cruzar informações obtidas de diversas fontes antes da publicação, mesmo que isso atrase o fechamento da edição.
e) A fonte “Dr. Seuss”, que se revela crucial para desvendar a verdade, é um exemplo clássico de fonte secundária, pois apenas retransmite informações já publicadas em outros veículos.
f) A principal preocupação dos jornalistas no filme é a agilidade na entrega da notícia, priorizando a exclusividade em detrimento da veracidade das fontes utilizadas.
g) A dificuldade em acessar a polícia para confirmar informações e obter declarações oficiais representa um desafio para a obtenção de fontes oficiais confiáveis no filme.
h) A necessidade de equilibrar a urgência da notícia com a responsabilidade de checar as fontes é um tema central, destacando a tensão entre a velocidade e a precisão jornalística.

No filme “O Jornal – The Paper”, a equipe do New York Sun enfrenta uma corrida contra o tempo para apurar e publicar a verdade sobre o assassinato de dois empresários. A trama demonstra a complexidade e a importância da busca por diferentes tipos de fontes para a construção de uma notícia precisa e ética.

Considerando os desafios e dilemas enfrentados pelos jornalistas no filme em relação às suas fontes, assinale as DUAS afirmações corretas:

a) O editor Henry Hackett demonstra uma preferência clara por fontes oficiais, desconsiderando depoimentos de testemunhas por considerá-los emocionalmente carregados e pouco confiáveis. b) A busca frenética por “furos” de reportagem leva a equipe a negligenciar a verificação de informações, aceitando dados de fontes anônimas sem questionamento aprofundado. c) O filme ilustra a importância de se buscar fontes primárias (como a testemunha-chave do crime) para obter informações diretas e de primeira mão, mesmo sob pressão de tempo. d) A personagem Marty, o diretor de redação, insiste na ética de cruzar informações obtidas de diversas fontes antes da publicação, mesmo que isso atrase o fechamento da edição. e) A fonte “Dr. Seuss”, que se revela crucial para desvendar a verdade, é um exemplo clássico de fonte secundária, pois apenas retransmite informações já publicadas em outros veículos. f) A principal preocupação dos jornalistas no filme é a agilidade na entrega da notícia, priorizando a exclusividade em detrimento da veracidade das fontes utilizadas. g) A dificuldade em acessar a polícia para confirmar informações e obter declarações oficiais representa um desafio para a obtenção de fontes oficiais confiáveis no filme. h) A necessidade de equilibrar a urgência da notícia com a responsabilidade de checar as fontes é um tema central, destacando a tensão entre a velocidade e a precisão jornalística.

No filme “O Jornal – The Paper”, o ritmo frenético da redação do New York Sun ressalta a dinâmica da “pauta diária” no jornalismo. A constante necessidade de decidir quais histórias merecem destaque e como elas serão apresentadas, muitas vezes sob prazos apertados, é um elemento central da rotina editorial.

Considerando os desafios e características da pauta diária retratados no filme, assinale as DUAS afirmações verdadeiras:

a) No New York Sun, a pauta diária é definida exclusivamente com base em acontecimentos previamente agendados, sem espaço para a cobertura de eventos inesperados.
b) O filme demonstra que a principal preocupação da equipe em relação à pauta é sempre a busca por histórias de cunho investigativo de longo prazo, ignorando os fatos do dia a dia.
c) A flexibilidade da pauta diária é evidenciada pela capacidade da redação de reagir a uma grande notícia de última hora (o assassinato) e reajustar todo o planejamento.
d) A decisão sobre quais notícias entrarão na pauta é tomada democraticamente por todos os jornalistas, com votação para cada matéria.
e) O filme ilustra a tensão constante entre a necessidade de preencher o jornal com notícias relevantes e a pressão para cumprir os prazos de fechamento da edição, moldando as escolhas da pauta.
f) A pauta diária é apresentada como um documento imutável que, uma vez definido pela manhã, não pode ser alterado sob nenhuma circunstância, mesmo diante de fatos novos.
g) A principal função do editor-chefe Henry Hackett em relação à pauta diária é apenas supervisionar, sem interferir diretamente nas escolhas das reportagens.
h) A busca por exclusividade e a corrida contra os jornais concorrentes são fatores irrelevantes para a definição da pauta diária no contexto do filme.

Durante a apuração de uma reportagem investigativa sobre um esquema de corrupção, um jornalista precisa obter informações detalhadas e exclusivas de uma pessoa que possui conhecimento privilegiado dos fatos, mas que está relutante em falar publicamente. Após negociações, essa pessoa concorda em conceder uma conversa aprofundada, com a condição de que apenas um jornalista a entreviste.

Que tipo de entrevista e de entrevistado são mais adequados para esta situação?

a) Entrevista coletiva e entrevistado de ocasião.
b) Entrevista de rotina e entrevistado porta-voz.
c) Entrevista de pesquisa e entrevistado especialista.
d) Entrevista exclusiva e entrevistado fonte primária.
e) Entrevista de personalidade e entrevistado caracterizado.

O filme “O Jornal – The Paper” (1994) oferece um retrato vívido da intensa rotina de uma redação de jornal diário, evidenciando a constante batalha contra o tempo e a complexidade da tomada de decisões sobre o que será publicado. A urgência de “fechar a edição” e a busca por informações precisas são dilemas diários para o editor-chefe Henry Hackett e sua equipe, especialmente quando um grande “furo” de reportagem sobre um assassinato com potenciais desdobramentos éticos surge nas últimas horas do expediente.

Considerando o cenário descrito no filme e o funcionamento da pauta em jornais diários, analise as afirmações abaixo:

I. A pauta em jornais diários, como o New York Sun no filme, é um processo dinâmico e flexível, que precisa se adaptar a eventos inesperados e de última hora, como o surgimento de uma notícia bombástica que exige uma reconfiguração completa do jornal.
II. A pressão para a concorrência e a busca por exclusividade (o “furo”) são fatores que influenciam diretamente a pauta diária, levando as equipes a correrem contra o tempo para serem as primeiras a veicular uma informação relevante, como visto na corrida pelo desfecho do caso do assassinato.
III. A ética jornalística, que prega a checagem rigorosa dos fatos e a busca por diferentes fontes, é frequentemente confrontada pela urgência do fechamento da edição, forçando os editores a tomarem decisões rápidas que podem comprometer a precisão da informação.
IV. A pauta de um jornal diário é definida exclusivamente pelos editores-chefes e repórteres mais experientes, não havendo espaço para sugestões ou contribuições dos demais membros da equipe de redação.
V. A preocupação com o interesse do público e a relevância das notícias é secundária na definição da pauta de um jornal diário, sendo a disponibilidade de espaço no impresso o fator determinante.

É correto o que se afirma em:

a) I e V, apenas.
b) II e IV, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) III, IV e V, apenas.
e) I, II, III, IV e V.

O filme “O Jornal – The Paper” (1994) oferece um retrato intenso e realista da rotina de uma redação de jornal diário, especialmente no que tange à construção e redefinição da “pauta”. A equipe do New York Sun, liderada por Henry Hackett, é constantemente desafiada a conciliar a urgência de “fechar a edição” com a necessidade de precisão e ética jornalística, principalmente quando uma notícia de última hora sobre um assassinato com desdobramentos controversos domina a atenção.

Com base no enredo de “O Jornal – The Paper” e nos conceitos estudados sobre a pauta em jornais diários:

Descreva e analise a dinâmica da pauta na redação do New York Sun, conforme retratada no filme. Aborde os principais fatores que influenciam as decisões sobre quais notícias serão publicadas, como a urgência do prazo, a concorrência e os dilemas éticos. Exemplifique com situações do filme como a pauta é construída, alterada e qual o papel dos editores nesse processo.

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