Salvador, 9 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Praias de Camaçari avançam à etapa internacional do Bandeira Azul

As praias do Paraíso e da Espera, localizadas em Guarajuba e Itacimirim, respectivamente, foram pré-aprovadas na etapa nacional de avaliação do Programa Bandeira Azul, iniciativa global da Foundation for Environmental Education (FEE) que premia ao redor do mundo a gestão sustentável de praias, marinas e embarcações de turismo. No Brasil, 60 candidaturas avançaram para a fase internacional da certificação, que acontecerá em setembro.

 

Cumprindo os parâmetros estabelecidos pelo Júri Internacional da FEE, uma nova conquista da certificação internacional levará ao 7º hasteamento consecutivo da Bandeira Azul à Praia do Paraíso, e ao 6º na Praia da Espera, a partir de outubro, quando serão anunciados os contemplados com o Selo Internacional Bandeira Azul – Temporada 2025-2026.

 

Por meio da Secretaria de Turismo (Setur), o avanço na etapa nacional evidencia o compromisso da gestão municipal em manter as condições ideais de balneabilidade das praias da região, ao tempo em que trabalha pela conquista de certificação para novas praias, e marinas, com o objetivo de sedimentar Camaçari como destino turístico da rota dos roteiros internacionais de destaque.

 

O selo Bandeira Azul é concedido a candidaturas de praias e marinas que atendem a 38 critérios rigorosos, estabelecidos pela FEE, relacionados à qualidade da água, segurança, educação ambiental, infraestrutura, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social. Esses requisitos são avaliados anualmente, sendo necessário o cumprimento contínuo das exigências para a renovação da certificação.

 

Integraram o Júri Nacional da FEE representantes dos ministérios do Turismo (MTur) e do Meio Ambiente (MMA), além das agências brasileiras de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e de Gerenciamento Costeiro, Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), bem como a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), o Instituto Ambientes em Rede (IAR), e as associações Náutica Brasileira (ACATMAR), Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA), e a Brasileira de Ilhas Turísticas (Abitur).

 

Na América do Sul, o Brasil é, atualmente, o país com o maior número de praias e marinas premiadas. Além da Bahia, estão representados nesta edição do programa os estados de Alagoas, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

 

O Programa Bandeira Azul tem como principal objetivo fomentar a conscientização da sociedade – especialmente a dos gestores públicos – sobre a importância de adotar medidas eficazes para a preservação dos ambientes marinhos, costeiros e de lagos, visando proteger e conservar esses ecossistemas naturais.

 

A reunião do Júri Nacional do Programa Bahia Azul aconteceu em 10 de junho. Na Bahia, além de Camaçari, duas praias na Ilha dos Frades levaram Salvador à etapa internacional da iniciativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

futebol
CBF divulga seleção dos melhores do Campeonato Brasileiro
O Campeonato Brasileiro foi decidido com antecedência, mas contou com diversos protagonistas até o fim...
unnamed (2)
João Victor, técnico do Manaus, avalia primeira semana de pré-temporada e manda recado ao torcedor: “Teremos uma equipe competitiva e vibrante”
A expectativa é grande para o Manaus visando a temporada de 2026, por isso na semana passada o clube...
unnamed (1)
Atacante Arthur Moura valoriza primeira temporada atuando no futebol coreano: “Experiência única”
Natural de São Paulo, Arthur Moura deu seus primeiros passos no futebol nas categorias de base do Juventus/SP....
unnamed
Após classificação para Sul-Americana, André Henrique avalia nova temporada pelo Grêmio
O Grêmio se despediu de 2025 com uma goleada sobre o Sport por 4×0 e, de quebra, garantiu uma vaga na...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar