Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Prefeitura de Salvador, Instituto Bardi e Pivô avançam no Projeto da Ladeira da Misericórdia e do Espaço Coaty

A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo de Salvador, Ana Paula Matos, recebeu o diretor-executivo do Instituto Lina Bo e Pietro Maria Bardi, Lorenzo Gemma, na sede da Secult, no Comércio. O encontro ocorreu após visita técnica da comitiva à Ladeira da Misericórdia, no Centro Histórico da capital baiana, e aos imóveis que compõem o Espaço Coaty, que estão sendo requalificados pela Prefeitura de Salvador.

 

O encontro celebrou a união da Prefeitura de Salvador, através da Secult, com o Instituto Bardi e com a associação cultural Pivô para o Projeto da Ladeira da Misericórdia e do Espaço Coaty, salvaguardando o legado da sua idealizadora, Lina Bo Bardi.

 

Para Ana Paula Matos, o trabalho em alinhamento da prefeitura com as duas instituições será fundamental para a devolução desse importante espaço cultural à cidade.

“Estamos construindo uma ponte entre a Prefeitura, Instituto Bardi e a Pivô, unindo história, arte, urbanismo, sustentabilidade, inclusão social e tecnologia, sempre respeitando o legado original de Lina Bo Bardi. Além do restauro, buscamos uma reocupação viva, conectada ao contexto, que promova o acesso à cultura e valorize a memória coletiva. Essa parceria é um compromisso com a história, com o significado cultural do espaço urbano e com a construção de um futuro inspirado pela sensibilidade de Lina”, declarou.

 

O diretor do Instituto Bardi elogiou a condução da Pivô no Projeto do Coaty, e o compromisso da pesquisa, em diálogo com os documentos e registros levantados junto aos acervos do Arquivo Público de Salvador e Instituto Bardi. Para ele, “entre os pontos em comum dos envolvidos com o projeto está o movimento pela democratização da cultura”, destacou Lorenzo Gemma.

 

Carolina de Sá, diretora executiva da Associação Cultural Pivô, também ressaltou a força simbólica e prática da iniciativa conjunta: “Requalificar esse conjunto é reconhecer a potência das ideias de Lina — da técnica acessível, da arquitetura como ferramenta social, da cidade como espaço vivo.”

Fotos: Adam Vidal / Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Betto Jr
Semob monta operação especial de transporte para a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
A Secretaria de Mobilidade (Semob) irá realizar uma operação especial de transporte por conta da Festa...
Paripe
Paripe: homem é preso suspeito de tentar estuprar médica em unidade de saúde que fica ao lado de companhia policial
Um homem de 30 anos foi preso, na quinta-feira (4), suspeito de tentar estuprar uma médica, de 33 anos,...
Palco Nelson Rufino
Nova Orla de Pituaçu será inaugurada neste sábado (6) com lavagem, estátua de Nelson Rufino e show de Filhos de Jorge
A Prefeitura de Salvador inaugura oficialmente a Nova Orla de Pituaçu neste sábado (6), a partir das...
Ônibus elétrico no Centro Histórico
Semob amplia período de testes da linha experimental no Centro Histórico
A Secretaria de Mobilidade (Semob) ampliará o período de funcionamento da linha experimental criada temporariamente...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar