Salvador, 9 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Prefeitura inaugura Arena Planeta, complexo em São Cristóvão

A Prefeitura de Salvador inaugurou neste sábado (15) a Arena Planeta, sonho antigo dos moradores de uma das comunidades mais carentes do bairro de São Cristóvão. Localizada entre as ruas São Cristóvão e São Francisco, a área, anteriormente denominada Planeta dos Macacos, passou por uma urbanização completa, transformando o local num moderno complexo de lazer e esporte. A inauguração contou com a presença do prefeito Bruno Reis, de secretários municipais e de lideranças locais.

O projeto, elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), contemplou uma área de mais de 21,7 mil metros quadrados, que ganhou um campo de futebol com grama sintética, dois vestiários e arquibancada. Além disso, quadra de areia, pista de caminhada e corrida, academia de boxe, pista de skate, um espaço multiuso para confraternizações em geral, equipamentos de ginástica e parque infantil. O investimento com recursos municipais foi de quase R$6,2 milhões.

Bruno Reis destacou que esta é a maior arena já entregue pela Prefeitura. “A Arena Planeta fica na entrada da cidade. Então, quem vier do litoral, quem vier da Via Parafuso, quem vier pelo ar, vai ver este grande equipamento público. Nós estamos entregando o campo de grama sintética de número 49 de Salvador, mas este é muito mais do que um campo. É um complexo esportivo, onde nos preocupamos com os mínimos detalhes”, disse no discurso.

O prefeito chamou a atenção para a academia de boxe, uma novidade da gestão municipal, atendendo aos anseios dos moradores: “Eu me lembro muito bem que, no dia em que estive aqui para dar a ordem de serviço, a galera que pratica boxe estava aqui e me disse ‘prefeito, São Cristóvão é conhecido no Brasil e no mundo por revelar campeões e campeãs do nosso esporte, no entanto, não temos espaço para treinar’. E eu digo: está aí a arena para vocês. Tenho certeza que vamos revelar aqui muitos atletas que vão nos orgulhar”.

Parceria – Para completar, o SSA FC, mais novo clube de futebol da capital baiana, assinou um termo para uso da Arena Planeta na formação de atletas. “Esse trabalho, com certeza, vai revelar atletas do bairro para o Brasil e para o mundo. Esses jovens, através do esporte, primeiro vão ficar longe do crime e da droga. Quando um jovem sai da comunidade e se destaca na área esportiva, ele serve de exemplo para os outros”, disse Bruno Reis.

Além disso, foram construídos na Arena Planeta sete módulos, totalizando 21 quiosques, para comercialização de lanches e outros produtos por permissionários locais. O espaço como um todo recebeu pavimentação em concreto e em piso intertravado, paisagismo, pergolados, sanitários públicos, drenagem, entre outros serviços.

Presidente da FMLF, Tânia Scofield frisou que tudo foi construído com a coparticipação dos moradores. “Eu acho que esse é um verdadeiro exemplo de projeto transformador de espaços. Aqui havia um campo de barro e mais nada, uma área que estava subutilizada. A partir daí, começamos a conversar com a comunidade para saber o que é que eles queriam aqui. E absolutamente tudo o que foi criado foi por demanda dos moradores”, afirmou.

A Diretoria de Iluminação Pública (Dsip) também investiu significativamente no campo da Arena Planeta, com a instalação de 76 projetores LED, seis postes de concreto de 17 metros, dois postes de fibra e obras de infraestrutura elétrica. Na praça, foram instaladas 111 luminárias LED, 86 postes de fibra totalizando quase R$900 mil em investimentos.

Lazer – A babá Gidalva dos Santos Torquato, de 42 anos, é moradora da comunidade e levou os dois filhos para brincarem no parque infantil. “Eu achei muito bom, porque a gente vai ter uma área de lazer para eles à tarde, para eles se divertirem um pouco, vai ser muito proveitoso. No final de semana, a gente tinha que levar os filhos para outros bairros, atrás de opção de lazer. Aí tinha que pegar transporte, era mais difícil sair com criança. Agora, aqui na comunidade, perto da gente, vai ser muito bom”, comentou.

Já Hebert Silva de Jesus, de 25 anos, é atleta profissional de futebol. Nascido e criado em São Cristóvão, começou a jogar no antigo campo de barro, e hoje celebra a evolução do lugar. “O campo gramado de hoje é muito melhor, todo sintético, muito bom para os nossos filhos e todo mundo que vai usar. O entorno do campo também está de qualidade, porque antes ficava o esgoto muito exposto. Além disso, quando chovia, não tinha condições de jogar, por causa da lama”, disse.

“Agora, com esse gramado, todo mundo vai querer jogar. É até melhor para desenvolver o ensino do futebol, porque na grama a bola fica menos viva. Então, para dominar, correr com ela, é melhor. Com certeza vão sair daqui muitos atletas profissionais, pois temos vários projetos que buscam não só formar jogadores, mas também cidadãos”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar