Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Projeto “Escola e Família: caminhando de mãos dadas” promove diálogo e acolhimento nas escolas municipais de Lauro de Freitas

Em um esforço conjunto para fortalecer os laços entre a escola e a família, o projeto “Escola e Família: caminhando de mãos dadas” está sendo implementado nas escolas municipais de Lauro de Freitas. Idealizado por Rebeca Matos, diretora do Departamento de Mediação de Conflitos da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a iniciativa visa promover a comunicação pacífica e consciente para abordar questões relacionadas à saúde emocional das crianças.

Rebeca Matos, formada em Letras com especialização em psicopedagogia, trouxe sua experiência para desenvolver junto às unidades de ensino uma abordagem de diálogo aberto e acolhedor com toda a comunidade escolar. O projeto “Escola e Família: caminhando de Mãos Dadas” visa trabalhar questões comportamentais importantes ao longo do ano letivo, envolvendo não apenas os alunos, mas também seus pais e responsáveis.

Um dos principais focos do projeto é incentivar a leitura como ferramenta de desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Além disso, são realizadas atividades e orientações sobre o uso saudável das mídias sociais, visando conscientizar tanto os alunos, quanto seus familiares sobre os impactos dessas plataformas na vida cotidiana.

Outro aspecto essencial abordado pelo projeto é o acompanhamento da vida escolar e da rotina dos filhos. Rebeca ressalta a importância de uma parceria ativa entre a família e a escola para garantir o sucesso acadêmico e emocional dos alunos. “Através do diálogo aberto e da troca de informações, podemos identificar eventuais dificuldades e buscar soluções conjuntas”, afirma a diretora.

Além disso, o projeto enfatiza a importância da segurança dentro e fora da escola, promovendo a conscientização sobre medidas preventivas e orientações para lidar com situações de risco. A parceria entre família e escola é fundamental para criar um ambiente seguro e acolhedor para todos.

 

“Acreditamos que o diálogo e a parceria entre escola e família são fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças”, destaca Rebeca Matos. “Com o projeto ‘Escola e Família: Caminhando de Mãos Dadas’, visamos criar uma cultura de comunicação pacífica e colaborativa, onde todos se sintam ouvidos e apoiados.”finalizou.

 

O projeto tem sido bem recebido pela comunidade escolar de Lauro de Freitas e já passou por 7 unidades escolares esse ano. O objetivo é alcançar as 81 unidades da rede municipal, demonstrando a importância e a necessidade de iniciativas que promovam o diálogo e o acolhimento nas escolas municipais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...
Rayssa-Leal
Rayssa Leal é tetracampeã do Supercrown em São Paulo
Além da brasileira, 4 japonesas e uma australiana foram à final Com apenas 17 anos, Rayssa Leal faturou...
ato_contra_feminicio_em_copacabana_071225
Mulheres protestam contra feminicídio e pedem maior presença do Estado
Agente de educação diz que ainda carrega marcas dos tiros que levou   A tentativa de feminicídio...
54969844413_3423e012c7_c
Bahia vacila, perde do Flu e se contenta com pré-Libertadores
A expectativa era vencer o Fluminense e conseguir vaga direta para a fase de grupo da Copa Libertadores....

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar