Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

SalCine abre inscrições gratuitas para curso de Produção Executiva

O SalCine Cursos, iniciativa da Prefeitura Municipal de Salvador através da das secretarias Municipais de Cultura e Turismo (Secult) e Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), está com inscrições abertas até o próximo dia 19 para o curso em Produção Executiva. Ao todo, serão oferecidas 20 vagas e a carga horária é de 120 horas. O processo é gratuito e os candidatos podem se inscrever através do link https://salvadorcriativa.salvador.ba.gov.br/cursos/.

 

O curso é realizado em parceria com o Senai Cimatec e integra o segundo ciclo de formações do programa. As aulas acontecerão de maio a agosto de 2025, no turno da noite, em formato híbrido, na sede do Senai Cimatec, na Avenida Orlando Gomes, em Piatã. É necessário ser maior de 18 anos, residir em Salvador e ter ensino fundamental completo para concorrer às vagas.

 

Para a gestora de Audiovisual da Secult, Milena Anjos, o curso em Produção Executiva é um dos mais importantes da cadeia produtiva. “O produtor executivo é responsável por transformar roteiros em realidade, buscando apoios, patrocínios e viabilizando projetos como filmes, séries e videoclipes. A nova turma de Produção Executiva reforça nosso compromisso, ampliando as possibilidades de capacitação e fortalecimento do audiovisual soteropolitano”, diz.

 

Ter experiência prévia e/ou conhecimento na área audiovisual ou em produção de atividades culturais serão pontos avaliados na seleção das vagas, bem como formação completa ou em andamento nas áreas de administração, cinema e audiovisual, produção de eventos, comunicação, produção cultural ou curso técnico em multimídia. No primeiro ciclo do SalCine Cursos, 61 alunos foram certificados, e 70% já estão atuando na área.

 

“Nosso principal objetivo é garantir qualificação e atualização profissional para o setor audiovisual de Salvador. Como essa é uma área que está em constante transformação, é essencial que os profissionais se mantenham atualizados para que talentos locais não precisem deixar a cidade por falta de oportunidades de formação”, completa Milena.

 

Mariana Inah, gestora da Indústria Criativa Senai Cimatec, destaca que o SalCine Cursos está construindo pontes entre o talento local e as oportunidades reais do mercado. “Salvador tem um potencial criativo enorme, e o Cimatec, como parceiro e executante do programa, tem orgulho de impulsionar essa potência por meio da inovação, da educação, da tecnologia e de uma visão voltada para o futuro da indústria do audiovisual”, diz.

 

O segundo ciclo do SalCine Cursos começou ainda em 2024, com a turma de Inglês para o Audiovisual, que certificou aproximadamente 20 profissionais da área, em parceria com a Casa de Cinemas Negros Chica Xavier. Também estão sendo realizadas uma série de oficinas como Produção de Set para Cinema, Atuação para Audiovisual e Direção Cinematográfica, que seguem até junho e são voltadas para realizadores negros de Salvador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

fortaleza
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...
Rayssa-Leal
Rayssa Leal é tetracampeã do Supercrown em São Paulo
Além da brasileira, 4 japonesas e uma australiana foram à final Com apenas 17 anos, Rayssa Leal faturou...
ato_contra_feminicio_em_copacabana_071225
Mulheres protestam contra feminicídio e pedem maior presença do Estado
Agente de educação diz que ainda carrega marcas dos tiros que levou   A tentativa de feminicídio...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar