Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Samba Junino movimenta Salvador com ensaios, arrastões e homenagens

Uma manifestação cultural tipicamente soteropolitana, que nasceu na década de 1970 e, em 2018, foi reconhecida pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) como Patrimônio Cultural Imaterial de Salvador. É o samba junino, que faz parte dos festejos na capital baiana e ganha adeptos por onde passa.

 

Entoados sob a influência do samba duro, os grupos mantêm a tradição em diferentes bairros da cidade, a exemplo do Engenho Velho de Brotas, Federação, Garcia, Matatu, Pituaçu, Tororó e Canabrava. Em 2025, novamente o ritmo vai invadir as ruas de Salvador durante os meses de junho e julho, por meio do edital Samba Junino – Ano VII, promovido pela FGM, que vai premiar oito mestres e apoiar 17 propostas culturais contempladas nas categorias “Ensaios e Arrastões”, “Formação e Memória” e “Festivais”.

 

“O samba junino é uma expressão cultural afro-brasileira autêntica de Salvador, surgida em torno dos terreiros de candomblé e das matrizes referenciais do samba de caboclo e do samba de roda. Os ensaios dos grupos de samba junino costumam começar no Sábado de Aleluia e as apresentações/arrastões se concentram no período junino (incluindo as festividades de Santo Antônio, São João e São Pedro), seguindo até o mês de julho”, explica o diretor de Patrimônio da FGM, Vagner Rocha.

 

Além dos ensaios, arrastões e festivais nos bairros, sete mestres e uma mestra do samba junino serão homenageados durante a programação do Arraiá da Prefs – que acontece até o próximo dia 18, na Rua Chile e na Praça Municipal. A entrega das placas aos mestres será feita no domingo (15), na Praça Municipal, em reconhecimento à trajetória destes agentes culturais. A cerimônia também vai contar com a apresentação de alguns grupos contemplados no edital.

 

Festivais – Os grupos de samba junino vão realizar ensaios e arrastões nos seus bairros de origem e participar de pelo menos um dos festivais contemplados no edital: o 47º Festival de Samba Duro Junino do Engenho Velho de Brotas, que será realizado no dia 24 de junho, às 18h; e o Festival Salvador, Samba Junino, que acontece no Largo do Garcia em 29 de junho, a partir das 15h.

 

De acordo com a presidente da Liga do Samba Junino, Renata Rodrigues, responsável pelo Festival Salvador, Samba Junino -, a última edição atraiu um público com cerca de dez mil pessoas no Garcia. “A gente adota o dia 29 porque é quando se comemora o São Pedro e dá para todo mundo participar do festival, que é realizado há seis anos. Conseguimos fazer o evento a partir dos recursos do edital Samba Junino e, neste ano, fomos contemplados com R$50 mil”, destaca.

 

Incentivo – Um dos grupos participantes do edital é o Leva Eu, que fará uma homenagem a Maria Felipa durante o arrastão pelo Engenho Velho de Brotas, marcado para o dia 24 de junho. Irailton Bonfim faz parte do Leva Eu e enfatiza a tradição mantida pelo grupo em mais de quatro décadas. “Nós já fazemos o samba junino no Engenho Velho há 46 anos, sempre no dia de São João. O povo se reúne por volta das 14h, e saímos juntos às 16h. A concentração é na Rua Maria Felipa e a gente dá a volta em todo o Engenho Velho, fazendo aquele arrastão. Este já é o sexto ano em que fomos contemplados pelo edital”, diz.

 

Já em Canabrava, a festa é comandada pelo Grupo Cultural Bicho da Cana, que tem mais de 20 anos e está na quarta participação no edital. “Nossa proposta é fazer dois ensaios abertos na rua, resgatando como era o samba junino de antigamente. Também chamamos grupos de outros bairros para o pessoal conhecer, porque tem gente que pensa que só existe samba junino em Canabrava”, ressalta a representante do grupo, Regiane Santiago.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Betto Jr
Semob monta operação especial de transporte para a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
A Secretaria de Mobilidade (Semob) irá realizar uma operação especial de transporte por conta da Festa...
Paripe
Paripe: homem é preso suspeito de tentar estuprar médica em unidade de saúde que fica ao lado de companhia policial
Um homem de 30 anos foi preso, na quinta-feira (4), suspeito de tentar estuprar uma médica, de 33 anos,...
Palco Nelson Rufino
Nova Orla de Pituaçu será inaugurada neste sábado (6) com lavagem, estátua de Nelson Rufino e show de Filhos de Jorge
A Prefeitura de Salvador inaugura oficialmente a Nova Orla de Pituaçu neste sábado (6), a partir das...
Ônibus elétrico no Centro Histórico
Semob amplia período de testes da linha experimental no Centro Histórico
A Secretaria de Mobilidade (Semob) ampliará o período de funcionamento da linha experimental criada temporariamente...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar