Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Semana do Brincar reúne quase 500 crianças da rede municipal de ensino de Salvador

Cerca de 480 crianças com idade de 4 a 6 anos, de dez Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei), participaram nesta segunda-feira (27) do ponto alto da programação da Semana do Brincar, promovida pela Prefeitura de Salvador. A atividade ocorreu no estacionamento do Shopping Bela Vista e teve como objetivo promover um dia lúdico totalmente voltado à brincadeiras e atividades da primeira infância.
O tema da iniciativa este ano é “Vem pra Roda – No Ritmo do Brincar: Celebrando a Infância e a União”, e enfatiza a importância de valorizar e fortalecer a brincadeira como um elemento vital para o desenvolvimento das crianças e para a construção de uma sociedade mais humana, democrática e inclusiva.
A pequena Heloíse Santos, de 6 anos, aluna do 1º ano A, da Escola Municipal Luís Anselmo, conta que ficou encantada com a iniciativa que possibilita às crianças a oportunidade de aprender brincando. “Aprendi muitas coisas, músicas e dança, mas o que mais gostei foi a capoeira e as brincadeiras. Está sendo muito divertido.”
Valorização – A representante do Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância da Secretaria de Governo (Neapi/Segov), Simone Café, explica esse é um período onde todas as escolas e Cmeis da capital baiana são estimulados a levar o brincar para os seios familiares e também para os espaços públicos.
“Hoje estamos fazendo a abertura da Semana do Brincar, onde participam crianças de instituições de ensino pertencentes às dez gerências regionais de educação. Além disso, até o dia 6 de maio, todas as escolas de Salvador também estarão realizando atividades voltadas para essa iniciativa”, contou.
Dentre as atividades propostas, destacam-se os jogos tradicionais em roda relacionados ao tema, como cirandas, cantigas de roda e danças circulares, além de diversas outras atividades envolvendo artes visuais, música, dança e esportes.
Simone reforça ainda que a prática cultural do brincar é fundamentada na Convenção sobre os Direitos da Criança (Art. 31) e no Estatuto da Criança e do Adolescente (Art. 16), destacando a necessidade de valorizar e proteger o tempo dedicado à brincadeira.
“Brincar é um direito de todas as crianças fundamentado em lei. Aqui as crianças estão conhecendo brincadeiras de origem indígena, africana e quilombolas, pensando no brincar como uma ferramenta educativa que aproxima e também solidifica relações”, disse.
Maio Laranja – A iniciativa faz alusão ao Dia Mundial do Brincar, celebrado no dia 28 de maio, mas também faz parte da mobilização do Maio Laranja, campanha dedicada ao enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Além do Neapi/Segov, também participam da iniciativa as secretarias da Educação (Smed) e de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), e a Empresa Salvador Turismo (Saltur).

Fotos: Bruno Concha/Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar