Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Serviços essenciais garantem tranquilidade durante o desfile cívico de 28 de Setembro

A Prefeitura de Camaçari, através da Coordenação de Eventos, setor vinculado à Secretaria de Governo (Segov), preparou um esquema de serviços especiais para melhor atender quem for prestigiar o desfile cívico celebrativo aos 266 anos de emancipação política do município, comemorada em 28 de setembro (sábado). O evento acontecerá na avenida de mesmo nome (antiga Radial A), a partir das 8h.

Para dar suporte a situações que requeiram cuidados imediatos básicos de saúde, a prefeitura disponibilizará, por meio da Secretaria da Saúde, quatro ambulâncias com técnicos e motoristas socorristas. O titular da Secretaria da Saúde (Sesau), Luiz Duplat, falou que, historicamente, casos de desidratação e de hipoglicemia (queda dos níveis de açúcar no sangue) são os que mais acontecem em eventos como esse. “Principalmente, em épocas mais quentes”, relatou o gestor, recomendando que, “tanto as pessoas que vão desfilar quanto aquelas que vão assistir ao desfile, devem, antes e durante o evento, fazer alimentação leve, bem como beber bastante líquido”.

Especialmente atenta à segurança das crianças, a coordenadora do Juizado da Infância da comarca de Camaçari, Marinalva Gonçalves Bispo, falou que a equipe do órgão estará em campo. Ela reforça que, “todo cuidado, sobretudo, com as crianças ainda é pouco. O primeiro deles é colocar pulseira para identificar os menores e marcar o encontro num lugar específico, caso alguém se perca. É importante, também, evitar aglomerações para proteger a criança de infecções virais, bem como usar protetor solar. Sempre que necessário, os responsáveis precisam repor água na garrafinha da criança. Além disso, optar pelo uso de roupas e calçados leves e confortáveis, e preferir ficar distante dos carros de som, para evitar níveis de exposição excessiva”, observou.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) também estará na rua com toda a estrutura, de modo a garantir a integridade física dos participantes. Segundo Ivanaldo Soares, gestor da Defesa Civil, “estaremos com o nosso efetivo, que é de mais ou menos 15 profissionais, circulando no desfile para atuar na segurança do evento. Levaremos quatro padiolas (leito de emergência para transportar pessoas até a ambulância), e estaremos, ainda, com um carro-pipa bem próximo ao evento, para, caso haja qualquer situação, a gente poder usar”, informou.

A Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari atuará com 63 agentes a fim de operacionalizar a sinalização, fiscalização e o reordenamento do trânsito, de modo a garantir o fluxo seguro de pessoas e de veículos. O Corpo de Bombeiros Militar, bem como o 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Camaçari também apoiarão o evento.

Quem for à festa terá à disposição, ainda, 40 banheiros químicos tipo Standard, para uso geral. Outros oito serão dedicados à pessoa com deficiência (PcD), dispostos no percurso do desfile e na arquibancada dirigida a esse público. Serão, também, disponibilizados carrinhos, localizados em pontos estratégicos, para distribuição de água mineral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

fortaleza
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...
Rayssa-Leal
Rayssa Leal é tetracampeã do Supercrown em São Paulo
Além da brasileira, 4 japonesas e uma australiana foram à final Com apenas 17 anos, Rayssa Leal faturou...
ato_contra_feminicio_em_copacabana_071225
Mulheres protestam contra feminicídio e pedem maior presença do Estado
Agente de educação diz que ainda carrega marcas dos tiros que levou   A tentativa de feminicídio...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar