Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Startup realiza Oficina de Restauração de Corais na Ilha de Itaparica

Realizado pela Carbono 14 o evento acontece no dia 01/11, em Mar Grande, e reunirá jovens restauradores, pescadores e marisqueiras das ilhas de Maré e Itaparica, culminando com a implantação de 100 colônias de coral e de 200 novas sementeiras em cinco novos berçários da espécie Millepora alcicornis

Tendo como público alvo jovens restauradores, pescadores e marisqueiras das ilhas de Maré e Itaparica, a startup baiana Carbono 14, realiza no próximo dia 01 de novembro, das 09h às 15h, em Mar Grande, uma Oficina de Restauração de Corais. A ação tem entre os seus objetivos celebrar os 423 anos da Baía de Todos os Santos (BTS), promovendo a implantação de 100 colônias de coral e de 200 novas sementeiras, em cinco novos berçários da espécie Millepora alcicornis, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Recife das Pinaúnas. Gratuito, o evento acontece na sede da Organização Socioambientalista PRÓ-MAR, localizada na Avenida Vital Soares, 13, Ilhota, Mar Grande – Vera Cruz.
Idealizador e gestor da Carbono 14, Zé Pescador destaca que o evento é aberto para todos aqueles que em outros momentos já tenham participado das oficinas ou cursos de restauração promovidos pela startup. “Nossa proposta é dar ainda mais ênfase à importância da restauração dos corais para as comunidades tradicionais e segmentos como o turismo regenerativo de base comunitária, para o desenvolvimento econômico regional e para a atração de investimentos voltados à conservação dos oceanos e restauração dos ecossistemas”, explica Zé Pescador.
O evento contará, também, com a presença de gestores ambientais municipais e estaduais e de profissionais integrantes do setor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) das empresas e organizações parceiras do evento e consideradas estratégicas para a sustentabilidade da BTS. São elas: PRÓ-MAR, Acelen, WWI, Codeba, Braskem, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), Instituto de Pesca Artesanal (IPA) e Secretaria de Turismo e Cultura de Vera Cruz. Na programação apresentações sobre a dinâmica de implantação das colônias de coral, com prática de instalação no recife e visita à sede da Carbono 14, localizada no Alto da Bela Vista, Ilhota, também em Mar Grande, onde irão produzir novas sementeiras para serem utilizadas na recuperação dos recifes de coral da BTS.

SERVIÇO:
O QUÊ: Oficina de Restauração de Coral
QUANDO: dia 01 de novembro, das 09h às 15h
ONDE: Avenida Vital Soares, 13, Ilhota, Mar Grande – Vera Cruz. Sede da ONG PRÓ-MAR.
QUANTO: Grátis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar