Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Visitada por mais de 50 mil pessoas, a exposição “Vila Velha, Por Exemplo – 60 anos de um teatro do Brasil” lança catálogo no Museu de Arte Moderna da Bahia

Um verdadeiro sucesso de público, que já acumula um marco de mais de 50 mil visitantes, a exposição “Vila Velha, Por Exemplo: 60 anos de um teatro do Brasil” segue até o dia 16 de fevereiro com intensa programação no Museu de Arte Moderna da Bahia. Nesta sexta-feira (24), às 16h, acontece o lançamento do catálogo que reúne os registros do acervo histórico de seis décadas do Teatro Vila Velha, que estão na exposição. A publicação, iconográfica e textual, inclui fotografias, imagens de cartazes, de figurinos, dos programas originais das produções, entre inúmeros outros documentos. Por todo esse conteúdo, a obra é uma fonte de estudo e pesquisa para entender a história das artes no Brasil.

O catálogo narra o percurso do Vila desde quando o teatro ainda era um projeto, investigando as experiências que o transformaram em espaço das artes, sintonizado com os grandes debates de seu tempo. Faz isso contextualizando o Vila nos momentos históricos que atravessou. O engajamento do Vila na defesa das classes subalternizadas e das causas sociais ganha destaque na exposição. Soma-se a isso a participação ativa no movimento pela Anistia, no final dos anos 1970, e seus desdobramentos, como ter sido o lugar escolhido para os julgamentos dos processos post mortem de Carlos Marighella e Glauber Rocha, absolvidos de crimes imputados pelo regime militar e cujas famílias, nas mesmas sessões, receberam pedidos formais de desculpas do Estado brasileiro. Estas e uma série de outras memórias estão presentes na publicação.

O lançamento em formato virtual também será feito através da plataforma Issuu, no endereço https://issuu.com/teatrovilavelha. O Catálogo físico, com tiragem limitada, será distribuído gratuitamente no lançamento.

Para ficar atualizado e bem informado sobre toda a programação, acesse o instagram @teatrovilavelha e o site www.teatrovilavelha.com.br e acompanhe as novidades.

O patrocínio da exposição “Vila Velha, Por Exemplo – 60 anos de um teatro do Brasil” é do Banco do Brasil, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal, com apoio do Museu de Arte Moderna da Bahia, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural e Secretaria Estadual da Cultura. A produção é da Janela do Mundo com coprodução do Teatro Vila Velha.

SERVIÇO:

O quê: Lançamento do catálogo da exposição Vila Velha, por Exemplo: 60 Anos de um Teatro do Brasil.

Quando: Dia 24 de janeiro (sexta-feira), às 16h.

Onde: no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM/BA), Avenida Contorno, Salvador.

Quanto: entrada gratuita.

Lembrando que a temporada da exposição se estende no MAM até o dia 16 de fevereiro e pode ser conferida de terça-feira a domingo, das 10h às 18h, também com entrada gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar