O Hospital Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia e vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Hupes-UFBA/Ebserh) terá disponível pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal mais de 30 milhões para investimentos na estrutura do hospital para o período de 2024-2027. Essa verba é gerida pela Ebserh nos seus 45 hospitais universitários.
Com o valor, será possível realizar quatro grandes obras para reforma da fachada e melhorias no entorno dos três prédios que compõem o Hupes-UFBA: prédio principal, Centro Pediátrico Professor Hosannah de Oliveira (CPPHO) e Ambulatório Professor Francisco Magalhães Neto (AMN); reformas no Ambulatório de Anatomia Patológica e Almoxarifado; além da implantação de um projeto de combate a incêndio.
Segundo o gerente administrativo, Rodrigo Machado, o Hupes-UFBA está em fase de elaboração do projeto executivo para a reforma e ampliação do Almoxarifado Central, em fase de licitação para as reformas da fachada, cobertura e da Anatomia Patológica e em planejamento da contratação para a implantação do Sistema de Combate a Incêndio.
Ele destacou como a população da região poderá ser beneficiada com as melhorias previstas: “Esse investimento será importante para a reestruturação e requalificação das edificações, adequação às normas de segurança para usuários, melhor condição de armazenamento de insumos, além de ganhos assistenciais e na qualidade da prestação dos serviços”, disse Rodrigo, fazendo questão de pontuar a grande relevância que o Hospital tem diante da saúde pública no estado da Bahia.
O superintendente do Hupes-UFBA, Valber Meneses, reforçou que o recurso já está todo planejado para esse e para o próximo ano. “Espero que até 2025 possamos concluir pelo menos metade das obras de infraestrutura que estamos planejando para melhorar o hospital não só em termos de atendimento, mas de estrutura”, afirmou.
Valber complementou que o hospital terá uma visualização de acesso mais adequada em todos os pontos, contará com uma portaria com controle de acesso e identificação das pessoas na entrada, melhorias nas enfermarias e aumento do número de leitos. “Precisamos dar aos usuários um tratamento de qualidade. Tudo isso vai transformar o hospital”, frisou.
Sobre o PAC
O novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi lançado pelo Governo Federal em agosto de 2023 e pela primeira vez na história, os hospitais universitários federais foram incluídos. Sendo assim, estão gradativamente recebendo investimento para melhoria e ampliação dos serviços oferecidos aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como para avançar no ensino, pesquisa e inovação, dentro do intervalo de 2024-2027. O investimento totalizou R$ 1,5 bilhão para esse período. Para o Hupes-UFBA, o valor a ser recebido será de R$34.600.000,00.
Hospital é referência na Bahia
O Hupes-UFBA é estratégico para o Sistema Único de Saúde (SUS). É uma unidade hospitalar e ambulatorial pública de ensino, de grande porte, referência em média e alta complexidade no estado. Oferece assistência e tratamento em diversas especialidades médicas e multiprofissionais e dispõe de métodos de diagnósticos avançados.
Possuiu 364 leitos hospitalares ativos, sendo 277 leitos integrais, 24 do Hospital-Dia e 63 leitos de observação. No Ambulatório, são 131 consultórios para atendimento de mais de 60 especialidades. Atende cerca de 28 mil consultas/mês e tem uma média de 970/mês de internamentos.
Sobre a Ebserh
O Hupes-UFBA/Ebserh faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.