No próximo sábado, 02 de abril, vai acontecer a I° Caminhada da Autimais, do Morro do Cristo ao Farol da Barra, às 9h, para marcar o Dia Internacional de Conscientização do Autismo.
A caminhada tem como objetivo unir pais, famílias, professores, terapeutas, médicos e o poder público em prol de difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito, que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno. Além disso, a caminhada vai servir para disseminar os direitos dos autistas no país.
No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras. O objetivo é o mesmo em todo o lugar, ou seja, ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com pessoas que tem essa deficiência.
Na caminhada, que vai reunir os participantes de branco (se possível), teremos um café da manhã na chegada do percurso e animador para interagir com as crianças, jovens e adultos autistas.
AUTISMO NÃO É DOENÇATEA é um TRANSTORNO do neurodesenvolvimento, logo não existem sinais, mas sintomas que podemos observar. Por não ser considerado doença, não há cura, nem medicamentos, sendo uma condição permanente onde não existem exames laboratoriais ou de imagem que o identifique Cada autista será afetado de uma maneira diferente, tanto que algumas pessoas nunca chegam a saber sobre o transtorno e levam uma vida independente, mas nada fácil, vale ressaltar (e sempre se questionam o porquê de suas diferenças).
Cada AUTISTA é ÚNICO.
MEDICAÇÃOA medicação, no entanto, é indicada para algumas condições associadas ao TEA (mas nem sempre presentes) como: insônia, hiperatividade, agressividade, falta de atenção e ansiedade.Portanto, não esqueça, embora tenha CID, o autismo não é uma doença. Este pensamento é limitante, capacitista e demonstra desatualização.
SOBRE A AUTIMAISA Autimais é um coletivo de cuidadores e autistas que se uniram em prol do cuidar, incluir e acolher crianças, jovens e adultos que tem autismo. Fabiani Borges, a idealizadora da Autimais e organizadora do evento, além de advogada, ativista da causa é mãe de Nando, autista de 13 anos.
MAIS INFORMAÇÕES
– O quê: I Caminhada da Autimais;
– Quando: 02 de abril de 2022;
– Horário: 9h (Pontualmente para evitar o sol forte nas crianças e aproveitar a sombra no Farol);
– Onde: Do Morro do Cristo ao Farol da Barra;
– Responsáveis pelo evento: Fabiani Borges (Coletivo Autimais) e Marleide Nogueira (Associação Mães Autismo)