Evento realizado pelo IEL Bahia ocorreu no auditório da FIEB, em Salvador, com transmissão pelo YouTube, seguido de uma oficina prática
Inovar não é criar o iPhone ou a Microsoft. Foi assim, desmistificando o conceito de inovação, que Dan Maior, especialista convidado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL Bahia), abriu a palestra que marcou o Dia do Estagiário, em Salvador, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), nesta sexta-feira, 18 de agosto.
Especialista em Design Thinking, empreendedorismo, criatividade e inovação, Dan Maior lembrou que para ser inovador, não precisa transformar o mundo, mas encontrar soluções. “Se a gente tiver em mente que inovação é o que fizeram Bill Gates ou Steve Jobs a gente não sai do lugar”, reforça. Para ele, o verdadeiro conceito de inovação é “criar qualquer coisa que melhore algo que já existe ou que resolva um problema”.
A palestra, que também foi transmitida pelo YouTube, foi seguida de uma oficina prática presencial para os 118 participantes, estagiários do Sistema Indústria e de empresas parceiras do IEL Bahia.
Larissa Bocaiuva, estagiária da Gerência Jurídica da FIEB, saiu inspirada do evento. Para ela, a palestra contribuiu muito para motivá-la em diversas áreas e vai agregar à trajetória profissional que ela pretende trilhar. “Se falou muito em diversidade e inovação e me inspirou a fazer mais mudanças e adotar inovações no meu cotidiano”, destacou.
Em processo de transição de carreira e aos 52 anos, Mácia Conceição Andrade de Oliveira, estudante de Pedagogia, está enfrentando o desafio de recomeçar do zero. Estagiária da Escola Técnica do SENAI, na unidade do SENAI Cimatec, ela participou do evento e saiu motivada. “É um ambiente que representa bem o novo e aquilo que estou buscando neste meu momento no mercado de trabalho”, sintetizou.
Para João Fraga, 23 anos, estudante de Administração da UNEF e estagiário do IEL de Feira de Santana, o evento serviu para desmistificar algumas percepções que ele tinha. “Para mim, a palestra foi transformadora e me mostrou novas possibilidades”, pontuou.
COMEMORAÇÃO
Na abertura do evento, a superintendente interina do IEL, Edneide Lima, lembrou que o Dia do Estagiário, que hoje é comemorado nacionalmente, foi instituído em 2004, por iniciativa do IEL Bahia e do Fórum de Carreiras, que sentiam falta de uma data para celebrar esta etapa da vida profissional.
“O Dia do Estagiário é a oportunidade que temos de destacar a importância do estágio, tanto para o desenvolvimento da própria carreira do estagiário como para o desenvolvimento da empresa. Vemos, por meio dos nossos principais parceiros como o estagiário faz a diferença nas organizações e o quanto ele atua como vetor de inovação no ambiente das empresas”, reforça.
Para realizar o evento, o IEL Bahia contou com o apoio da FIEB, do Sebrae, Shopping da Bahia, Allos, Tecon Salvador, Grupo Indiana, Kofre Tecnologia, Kempetro, IPQ Tecnologia, MA2V, Via Press e Fort Control.