A Basília Santuário do Nosso Senhor do Bonfim, na Penínsual de Itapagipe, realiza sua Missa de Natal neste domingo (24), às 17h. A celebração será realizada pelo reitor da basílica, Padre Edson Menezes. Na segunda-feira de Natal, haverá missas às 7h, 8h, 9h, 10h30, 15h e 17h.
Os fiéis, visitantes e turistas que forem à Basílica poderão conhecer também a Vila Criativa do Bonfim, espaço que reúne artesanato, decoração, artigos religiosos e venda de lembranças, que mantém funcionamento na Casa dos Romeiros, em frente à Igreja, de terça-feira a domingo, das 8 às 17 horas. No local, está exposto também um Presépio feito em material reciclável, com a utilização de 1,2 mil latinhas e lacres, onde estão representados Jesus, José, Maria e o três reis Magos
A Vila Criativa expõe os artigos de cerca de 30 artesãos locais, além dos trabalhos da Cooperativa de Porto Sauípe, à base de palha de piaçava. Lá são encontrados também produtos da Coopercuc – Cooperativa de Agicultura Familiar de Canudos, com produtos feitos à base do umbu, como a cerveja e doces. O local foi decorado com um painel do artista plástico e muralista Rildo Foge, de Ilhéus, que retrata o aspecto cultural da Festa do Bonfim.
Festa do Bonfim
Os preparativos para a Festa do Bonfim já foram iniciados e em 2018 haverá uma grande novidade: os fiéis poderão fazer seus pedidos e amarrar as fitinhas do Sr. do Bonfim ao andor, que ficará exposto na Igreja a partir do dia 29/12 – última sexta-feira do ano. O andor conduzirá a imagem do Sr. do Bonfim da Igreja da Conceição à Colina Sagrada durante a Lavagem de Corpo e Alma, no dia 11/01 (segunda quinta-feira de janeiro).
A Novena da Festa do Senhor do Bonfim terá início no dia 04 de janeiro e se estenderá até o dia 13, sempre às 19h. Dia 14, domingo será o dia maior da festa, com missa solene, às 10 horas, presidida pelo arcebispo primaz do Brasil, D. Murilo Krieger.
A festa de 2018 terá como tema: “Origem, identidade e missão do amado Jesus, Senhor do Bonfim” e o lema “Quem dizes os homens ser o Filho do Homem (Mt 16,13)”, que serão desdobrados em subtemas para cada noite da novena.