O Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, no Sul da Bahia, foi repassado nesta terça-feira (22) para o Governo do Estado, que vai iniciar o processo de concessão do terminal à iniciativa privada. O documento que garante a delegação do aeroporto ao governo baiano foi assinado, em Brasília, pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa.
Com a medida, a estatal ainda vai operar o aeroporto por até um ano, período a ser utilizado pelo governo baiano para realização do processo de concessão. De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, quem ganhar a licitação, além de ampliar o terminal de passageiros, realizar obra de recuperação da pista e a obra de tráfego aéreo, terá como obrigação fazer o estudo de localização, o projeto e o licenciamento ambiental para o novo aeroporto.
O aeroporto Jorge Amado foi construído na década de 30, no período da Segunda Guerra Mundial. É um dos mais antigos do estado e o maior em número de passageiros. Em 2016, recebeu mais de 550 mil pessoas. Até abril deste ano, 190 mil viajantes passaram pelo terminal.