A prefeitura de Ilhéus, no sul da Bahia, decretou situação de emergência nesta quarta-feira (20), por causa das fortes chuvas que atingem o município desde terça (19). A decisão foi tomada em uma reunião emergencial realizada por gestores de diversos órgãos. Esta é a segunda vez em 2023 que a medida é adotada na cidade conhecida como “princesa do sul”, que tem histórico de perdas em períodos chuvosos.
No início dessa semana, a Defesa Civil de Ilhéus já havia emitido um alerta de chuvas fortes. De acordo com apurações da TV Santa Cruz, afiliada da Rede Bahia na região, choveu cerca de 190 milímetros na cidade, entre terça e esta quarta-feira. A partir de 30 milímetros, a chuva já é considerada forte por especialistas.
Segundo a Defesa Civil do município, as chuvas causaram alagamentos em vários pontos e cerca de 40 ocorrências foram registradas nas últimas 24 horas, nenhuma delas com gravidade.
A gestão orienta que moradores evitem áreas de risco e observem desagregação de solos em encostas, sinais sonoros, fissuras e rachaduras em imóveis. A Defesa Civil de Ilhéus pode ser acionada através do telefone (73) 97400-7521.
Conforme a prefeitura, as equipes do órgão, assim como bombeiros civis e assistentes sociais, estão disponíveis para ocorrências e os pontos críticos têm passado por limpeza com patrulha mecânica.
⚠️ Estragos em outras cidades do sul
🌧️ Em Camamu, choveu mais de 90 milímetros só na noite de terça, segundo a prefeitura da cidade. Com o temporal, árvores caíram e estruturas de imóveis e embarcações ficaram danificadas.
🌧️ A Defesa Civil de Canavieiras também relatou quedas de árvores. O acúmulo de mais de 100 milímetros de chuva fez o portal na entrada da cidade desabar e diversas áreas ficaram alagadas.
De acordo com a TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia na região, não há registro de desalojados ou desabrigados.
🌧️ Chuva em Salvador e outras cidades
A atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) tem provocado a ocorrência de chuvas acompanhadas por raios e trovões em quase todas as regiões da Bahia, de acordo com os meteorologistas da Defesa Civil de Salvador (Codesal). A previsão é de que este cenário perdure até o fim dessa semana.
🌧️ Em Salvador, nesta quarta as chuvas causam uma série de transtornos, como alagamentos, quedas de árvores, suspensão de voos no aeroporto e do funcionamento do Elevador Lacerda. Apesar dos estragos, não há registro de feridos.
🌧️Em Vitória da Conquista, no sudoeste, um carro foi arrastado pela enxurrada e o motorista precisou de ajuda de bombeiros para ser resgatado. Ele não teve ferimentos. Até o início desta noite, o município tinha registrado 64 milímetros de chuva nesta quarta.
Com o alagamento causado pela chuva em Vitória da Conquista, nesta quarta-feira, motoristas que trafegavam na Avenida Ascendino Melo não conseguiram sair dos carros.
Um deles, que estava em um veículo prateado, perdeu o controle da direção e o carro foi arrastado, caindo em um buraco. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
O carro foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros.
👉 Em Alagoinhas, chove forte desde terça, com direito a tempestade de raios, como registrado em vídeos feitos por moradores.
Já nesta quarta, as imagens são de ruas alagadas. Um vídeo gravado na região do centro, nas proximidades da Catedral Santo Antônio, mostra o asfalto coberto por água.
As chuvas também atingiram Feira de Santana e impactaram a programação natalina da cidade. A prefeitura anunciou a suspensão das atividades previstas para a noite desta quarta.
Com isso, o show musical da cantora Márcia Porto, que teria como convidado o cantor Roberto Kuelho, será reagendado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).
De acordo com a gestão municipal, a decisão foi tomada para garantir a segurança da população. Por enquanto, a programação da festa para quinta (21) e sexta (22) foi mantida.
G1