Pelo menos quatro casas desabaram na madrugada desta sexta-feira (27), e outras estão ameaçadas de cederem na Rua Chile, em Plataforma, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.
Os moradores dizem que os problemas foram causados por uma obra na quadra do Colégio Estadual Democrático Bertholdo Cirilo dos Santos, na rua ao lado. Não há registro de feridos.
Moradores afirmam que a estrutura das casas começou a estalar já na tarde de quinta-feira. Um dos moradores, identificado como Sérgio, informou que a situação já havia sido comunicada à Defesa Civil de Salvador (Codesal) e disse que tirou alguns objetos da casa quando percebeu a situação.
“A gente saiu por volta de umas 17h, quando conseguimos tirar algumas coisas. Já estavam estalando a casa toda. Foi Deus mesmo que mandou a gente sair na hora certa. Tanto a minha casa, em cima, quanto a do meu cunhado embaixo”, disse o homem.
“A gente foi lá na Codesal e um engenheiro veio aqui. Quando ele chegou, disse que era para sairmos logo, anteontem. Ontem fomos na Codesal e eles [os técnicos] disseram para não ficarmos aqui”.
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) disse que uma vistoria nesta sexta em um dos imóveis que desabou e afetou casas vizinhas. Segundo a Codesal foi realizado o desligamento do fornecimento de luz do local, além da demolição das partes remanescentes. A Codesal diz ainda que determinou a fiscalização imediata de obra de ampliação do Colégio Estadual Bertholdo Cirilo dos Reis, apontado como causa do desabamento. Os imóveis foram evacuados.
Em nota, a Secretaria Estadual de Educação disse que já acionou a empresa responsável pela obra e deslocou uma equipe de engenharia para vistoria no local.
G1